Assine

Tutores e clínicos devem se aliar nos cuidados odontológicos dos pets

Medidas preventivas beneficiam a saúde oral dos animais de companhia

soft

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

A doença periodontal acomete 85% dos cães e gatos que frequentam o banho e tosa no Brasil. O principal conhecedor dessa realidade é o médico-veterinário, que reconhece a fisiopatologia da enfermidade. No entanto, dados estatísticos apontam uma lacuna no quesito orientação e capacitação dos tutores, que devem ser repassadas pelo clínico, sobre cuidados odontológicos preventivos em seus animais.

Entre os principais motivos para os cuidadores não realizarem a higiene bucal dos pets em casa estão: temperamento difícil dos animais; falta de tempo; não dão importância; não têm conhecimento sobre a necessidade da escovação. A gerente de Produtos da SoftCare, Sálua Carolina Cataneo, assegura: o que proprietário faz em casa diariamente para o controle da placa bacteriana, influencia tanto na saúde oral e sistêmica, quanto no atendimento odontológico profissional.

gatoescova
Especialista afirma que a maioria dos tutores não possui
dedicação para a escovação dos dentes do animal
(Foto: reprodução)

“Os principais estudiosos da área de odontologia veterinária preventiva destacam a importância da tríade animal-proprietário-ambiente, na qual os três elementos interagem e afetam o resultado do tratamento. Conhecendo bem esses três pilares, o veterinário poderá tornar o tutor parte de sua equipe, envolvendo-o no planejamento de um programa de manutenção oral domiciliar específico e personalizado, alinhado com as condições do cliente e com as necessidades do paciente”, declara.

Cuidados na clínica e em casa. A maioria dos tutores, segundo Sálua, não mantém a dedicação e motivação necessárias para a escovação dos dentes do animal regularmente. “Segundo estudo, mesmo os tutores instruídos e motivados diminuem cerca de 50% a frequência de escovação dental dos animais seis meses após as recomendações”, revela.

Para isso, na visão da profissional, o clínico deve conhecer seu cliente, quais suas preocupações e expectativas em relação às práticas odontológicas. “É preciso trabalhar em conjunto para definir os objetivos do programa de manutenção em domicílio e as estratégias para alcançá-lo”, orienta. Mas apenas isso não basta! Para conseguir manter a rotina de práticas e cuidados odontológico domiciliar, o veterinário deve seguir alguns passos, conforme a gerente de Produtos enumera: “Fornecer informação diferenciada e que resulte em conscientização, oferecer soluções eficazes e seguras e, constantemente, motivar e relembrar o tutor sobre as práticas de cuidado bucal, a época de revacinação anual é uma excelente oportunidade para relembrar o tutor sobre a escovação”.

caoescova
O veterinário deve tornar o tutor parte de sua equipe,
envolvendo-o no planejamento de manutenção da
saúde oral (Foto: reprodução)

Escovação e produtos. A primeira informação que o veterinário deve repassar a seu cliente é que a escovação dos dentes do pet deve ser realizada com uma escova de cerdas macias, proporcional ao tamanho da boca do animal, e os movimentos devem ser circulares, sempre da gengiva em direção à borda dos dentes. “Fazer carinho, elogiar e, ao final, oferecer um brinquedo ou petisco mastigável como recompensa facilita a prática. Essa etapa pode durar alguns dias ou semanas, dependendo do temperamento do animal”, salienta Sálua.

A linha Odonto da SoftCare traz produtos de base cosmética, com pH e osmolaridade adaptada à boca do animal. “A linha contém ativos naturais abrasivos e atóxicos, que garantem a prevenção e manutenção da boca saudável, antes e depois de tratamentos. Uma linha completa para utilizar em casa, com a garantia de facilidade e segurança”, explica a executiva.

Entre os produtos disponíveis para o tutor realizar a higienização em casa está o Dental Splash Spray, solução que auxilia na redução do mau hálito e na proteção dos dentes. Sálua cita que o produto não contém álcool, flúor e açúcar. “Também há os produtos Dental Guard, que removem a placa, previnem a formação do cálculo dentário e reduzem o mau hálito. Entre as opções, há a solução em gel à base de própolis para cuidar da dentição de filhotes e animais com dentes e gengivas sensíveis”, descreve.

Confira a embalagem da linha Ondonto da SoftCare.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.