Assine

Uniforme de funcionários da Special Dog Company previne acidentes

Vestimenta aumenta a proteção contra arco elétrico e minimiza riscos de queimaduras

A melhoria contínua dos processos, o controle dos riscos e a prevenção a acidentes estão entre os pilares do cuidado da Special Dog Company com os funcionários. Por isso, em meados de 2018, a empresa decidiu aperfeiçoar a proteção térmica do pessoal da manutenção elétrica de sua fábrica, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). A ideia foi minimizar o risco de queimaduras por arco elétrico.

Após observar avaliações positivas das vestimentas com a tecnologia DuPont Protera, a equipe de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Special Dog Company agendou uma visita ao Centro de Inovação e Tecnologia da DuPont, em Paulínia (SP). A roupa de proteção, até então utilizada pela empresa, feita de algodão tratado, foi testada no DuPont Thermo-Man - um manequim em tamanho real equipado com 122 sensores e que, após vestido, é todo envolvido por chamas, suportando temperaturas de até 1.000 °C.

As simulações mostraram que, com o traje de algodão, uma pessoa sofreria um índice elevado (64%) de queimaduras de segundo e terceiro graus. O calor desintegrou toda a costura estrutural dos punhos, golas, mangas e cavalo. Um ensaio sob os mesmos parâmetros no Thermo-Man mostrou uma capacidade de proteção quase três vezes maior da vestimenta DuPont Protera, garantindo 100% de chance de sobrevivência ao usuário.

Impressionados com os resultados, os profissionais da Special Dog Company iniciaram estudos para viabilizar a implantação. Cálculos mostraram que, apesar do valor unitário maior que o do traje de algodão, a vestimenta geraria ganhos financeiros em médio prazo, com economia bruta de 10% e retorno do investimento inicial em dois anos. A propriedade de resistência ao fogo do tecido é mantida por toda a vida útil, mesmo após abrasões e lavagens, proporcionando maior durabilidade do que o EPI convencional.

O fornecimento das novas roupas foi realizado por meio de uma parceria entre a DuPont e a Bunzl PROT-CAP. A entrega contou com um treinamento on-site feito pela DuPont e apoio de um folder de uso e conservação do novo equipamento, preparado pela equipe de SESMT da indústria usuária. "Além da proteção elevada, o traje de DuPont Protera se mostrou mais confortável do que o anterior. Por isso, ampliamos o foco inicial do projeto. Além do pessoal da assistência elétrica, os técnicos em automação e condicionamento de ar também receberam a nova vestimenta", conta o engenheiro de Segurança do Trabalho da Special Dog Company, Geraldo Camargo de Moraes.

Prêmio. A adoção da nova vestimenta contra arco elétrico garantiu à Special Dog Company a terceira colocação na categoria Proteção Térmica do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador em 2019. "O projeto resultou no pleno atendimento das nossas expectativas quanto ao aperfeiçoamento da segurança na manutenção elétrica", destaca Moraes.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.