Assine

Veterinária alerta para a utilização de desinfetantes à saúde dos pets

Segundo a profissional, os produtos de limpeza podem causar problemas gastrointestinais e dermatológicos

Os desinfetantes se tornaram aliados de suma importância para contar a propagação do novo coronavírus. Contudo, estes produtos podem causar alguns problemas à saúde dos animais de companhia, como alerta a médica-veterinária, Teresa Megía, de Portugal.

De acordo com ela, nos últimos meses foi notado um aumento nos casos de animais de companhia diagnosticados com problemas gastrointestinais e dermatológicos devido à proximidade com os produtos de limpeza.

Isso ocorre pois a utilização continuada de soluções hidra-alcoólicas e outros produtos desinfetantes podem causar algumas reações aos animais, como irritação ou abrasão das almofadas, problemas gastrointestinais, que podem levar a diarreia hemorrágica, e até mesmo à faringite, devido à inalação dos produtos, como contou a veterinária ao Portal Veterinária.

Para evitar o envenenamento, a Teresa sugere que as patas e o focinhos, quando necessário, sejam lavados com água e shampoo para animais ou com toalhas desinfetantes próprias , onde o pH destes produtos devem ser entre 5,5 e 7,5.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.