Assine

Veterinário afirma que gatos enxergam melhor no escuro

E, ao contrário do que muitos pensam, eles não veem apenas preto e branco

Quem acredita que os gatos enxergam como nós, humanos, está enganado. A visibilidade do felino no escuro, por exemplo, é cerca de seis a oito vezes melhor do que nas pessoas, de acordo com o veterinário das rações Ciclos, da Total Alimentos, Marcello Machado. 

Como ele explica, isso se deve pela presença de diversos bastonetes na visão, que é um tipo de célula da retina responsável pela detecção da intensidade luminosa. “Tal capacidade visual dos gatos não significa que eles enxergam na escuridão completa, mas, sim, que são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca”, ressalta Machado. 

Quando se fala em percepção de cores, os felinos não enxergam todas, mas também não veem só em preto e branco, como muitos pensam. “Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores”, explana. 

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons. Como resultado dessa condição, a visão dos gatos é embaçada e eles não conseguem ver os detalhes de objetos. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200° (o do ser humano é de 180°). “Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla e apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento”, explica veterinário. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.