Assine

Veterinário: dedicar um tempo para si é essencial para o bem-estar

No dia a dia da clínica veterinária vale uma pausa para meditação

A rotina do médico-veterinário é, muitas vezes, classificada como corrida. Tem que atender os pacientes, cuidar da parte administrativa da clínica e ainda manter a vida social em dia. Durante o expediente, é impossível parar para ter um tempo para relaxar e meditar. 

Em maio ao estresse do dia a dia, uma técnica pode auxiliar para que você, médico-veterinário, consiga colocar tudo em dia e diminuir a agitação que fica dentro de você: Mindfulness. Ele é, segundo a terapeuta ocupacional, Evelin Ribeiro Mello, um estado mental de presença momento a momento com intencionalidade ao fenômeno que surgir, com abertura, sem críticas ou julgamentos. “Mindfulness pode ser praticado por todos. É uma característica inata ao ser humano. Mas é importante esclarecer que as práticas não são indicadas para pessoas que estejam passando por quadros agudos emocionais ou em crises de algum quadro clínico psíquico que não estejam sendo acompanhados por profissionais na área da saúde”, afirma Evelin. 

A psicóloga Márilem Jacquier Monteiro recorda que na rotina estresse bastante do médico-veterinário é possível realizar essa prática. “Os programas baseados em mindfulness, geralmente, ocorrem durante oito semanas e nesse período as pessoas conseguem aprender as principais técnicas do método. Todo programa deve ser ministrado por um instrutor formado que será responsável por fazer esse acompanhamento com os participantes. Na rotina do profissional médico-veterinário também podem ser incluídos exercícios simples que os auxiliaram no gerenciamento e manejo do estresse”, conta. 

Leia a reportagem na edição nº 238 da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.