Assine

Veterinário realiza cirurgia de retirada de tumor em peixe

Caso ocorreu em Ubatuba (SP) e animal já está saudável

Um peixe da espécie kinguio oranda passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no crânio em Ubatuba (SP). A cirurgia, que foi realizada no dia 17 de janeiro, não é comum neste tipo de animal.  

Charlote, como é chamada a fêmea de cerca de cinco anos, tinha um tumor de dois centímetros próximo ao olho esquerdo. O dono, Fábio Anselmo César, conta que está com ela há dois anos e que o tumor era menor no início. “Quando ela chegou, notei um pontinho no rosto dela, que, às vezes, virava uma pequena ferida, mas achei que fosse algo normal. De repente o ponto cresceu e virou esse tumor”, disse. 

O dono conta, ainda, que foi difícil encontrar algum veterinário que realizasse o procedimento. “Fiquei perdido, não sabia o que fazer. Não conhecia nenhum profissional que fizesse cirurgia em peixe. Só depois de muita pesquisa, consegui encontrar. Apesar de Ubatuba não ser tão pertinho, preferi encarar a viagem e levar a Charlote, do que deixá-la sofrendo” conta ele, que é de São Sebastião (SP). 

A cirurgia durou cerca de 30 minutos. O veterinário especializado em animais silvestres que coordenou a cirurgia, Marcelo Bocardo, afirma que é raro cirurgia em peixes no Brasil. "A minha primeira foi em 2016 e, desde então, já realizei cerca de 10 procedimentos. Com a prática, foi possível aperfeiçoar a técnica, como o modo de anestesiar o peixe”, afirmou Bocardo. 

O animal levou cinco dias para se recuperar e já está saudável. "É muito comum essa espécie desenvolver este tipo de tumor. A Charlote já estava com dificuldade de nadar e de enxergar, então era fundamental passar por esse procedimento", completou. 

O dono de Charlote tem cerca de 50 peixes e disse que ela é tão companheira quanto um cão. “A espécie dela é diferente, é bem interativa, tem personalidade. É semelhante a um cachorro ou um gato. Só quem cria peixes que consegue entender essa ligação”, afirmou. 

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.