Assine

Veterinários devem auxiliar tutores sobre comportamento dos pets

Nem sempre o proprietário se adapta às peculiaridades do animal

Muitas pessoas nutrem a vontade de ter um animal de estimação, no entanto, cuidar de um pet, assim como de qualquer ser vivo, demanda responsabilidade e comprometimento. Entre as opções de escolha, há aqueles que possuem comportamentos específicos de suas raças, que não são compreendidos pelos tutores. 

A C&G VF conversou com especialistas e médicas-veterinárias para ajudar os clínicos a orientarem o tutor que tem dificuldades na convivência com o animal. De acordo com as entrevistadas, os comportamentos mais rejeitados pelos tutores são a coprofagia; o ato de latir excessivamente; fazer as necessidades fora do lugar; morder as pessoas e destruir móveis, objetos de decoração, além dos mais relatados: agressividade e ansiedade. 

Segundo a médica-veterinária comportamentalista, Simone Moreira Bergamini, é importante entender que, quando se fala em comportamento, deve-se considerar um componente genético e outro ambiental. Em relação à genética, os genes determinam características que estão diretamente relacionadas à raça, espécie, sexo, entre outros, e que determinarão a forma como o animal interagirá com o ambiente. 

A médica-veterinária, especializada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, Sophie Caroline Quatrin, defende que os médicos-veterinários devem deixar claro aos proprietários que estes precisam ter em mente que cada animal possui comportamento diferente, que varia com a raça, histórico - se o animal foi adotado adulto, se é resgatado, se sofreu - e o ambiente em que vive. “Claro que, se a pessoa procura por um animal que seja calmo e não precise fazer passeios longos para gastar a energia, deve optar por raças de pequeno porte e não um labrador ou um golden retriever, por exemplo”, analisa. 

Leia a reportagem completa, que descreve se é possível mudar o comportamento do pet e que, ainda, comenta as peculiaridades das raças. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.