Assine

Veterinários devem prevenir o sarcoma de aplicação em felinos

Tema ainda é pouco difundido dentro da Medicina Veterinária brasileira

Um dos procedimentos fundamentais para evitar doenças em animais domésticos e humanos é o processo de vacinação. No entanto, nos gatos a vacina, além de agregar vantagens, pode, também, desencadear efeitos adversos. 

O sarcoma de aplicação em felinos (SAF) é uma neoplasia maligna e de comportamento agressivo induzido pela administração de medicamentos injetáveis por via subcutânea, como o caso da vacina da raiva e para o vírus da FeLV (que leva ao desenvolvimento da leucemia felina). Por serem vacinas inativadas, precisam de compostos adjuvantes que promovam resposta inflamatória no local, potencializando o efeito do fármaco. A conjugação do fármaco com os compostos adjuvantes eleva o aumento do risco de desenvolvimento da neoplasia. 

Em sua maioria os sarcomas de aplicação possuem dois tipos celulares: fibroblastos e miofibroblastos. Esses dois tipos celulares estão diretamente envolvidos no processo de regeneração tecidual após a instalação da inflamação crônica. Quando esses conjuntos celulares entram em contato com compostos adjuvantes presentes em vacinas/medicamentos podem sofrer uma modificação genética se transformando em células malignas levando ao surgimento de um sarcoma. 

Estudos indicam que possa existir uma predisposição genética para o surgimento da doença, explicando, assim, o desenvolvimento do sarcoma em aplicações de vacinas em alguns animais e o não surgimento da doença em outros animais que receberam a mesma vacina. O SAF é caracterizado como uma massa solitária e bem demarcada a nível subcutâneo, apresentando em alguns casos ulcerações. O crescimento dessas massas em sua fase inicial é imperceptível e logo após apresenta um crescimento rápido e agressivo seguindo de novas ulcerações e infecções bacterianas. 

Leia o artigo completo na edição de dezembro da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.