Assine

Veterinários levantam a importância das especializações

Título é um diferencial na carreira e proporciona grande impacto no setor

No mês de setembro é comemorado o Dia do Médico-Veterinário, mas para chegar nessa posição e dar início a carreira não é fácil, mesmo assim muitos profissionais não param por aí. Almejando uma nova escala de conhecimento e envolvimento, o título de especialista é um diferencial na carreira e proporciona grande impacto no setor.

Com o contínuo desenvolvimento da área, profissionais saem da graduação e escolhem se dedicar a uma especialidade, como uma pós-graduação ou especialização, oferecidas por sociedades, associações e colégios, em maioria, habilitadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

De acordo com o médico-veterinário e assessor técnico da Presidência do CFMV, Fernando Zacchi, para um veterinário se tornar especialista deve submeter-se a uma prova em uma das entidades reconhecidas pelo Conselho e, após aprovado, apresentar a documentação ao CRMV, onde é inscrito para ter seu título registrado.

No entanto para a submissão à prova de conhecimentos específicos, o candidato deve preencher alguns pré-requisitos, como certificado de curso de especialização na área específica, certificado de conclusão de Programa de Residência na área específica, título de mestre na área específica, entre outros.

Para o assessor, o reconhecimento das especialidades na Medicina Veterinária é recente e o número de profissionais habilitados como especialistas são relativamente pequenos quando comparados aos da Medicina Humana. “Entretanto, observamos cada vez mais o crescimento de sociedades e associações nas mais diversas áreas de atuação, o que demonstra um crescimento profissional e a valorização do trabalho dos médicos-veterinários pela população, que cada vez mais procura um serviço especializado”, afirma.

Como os clientes da médica-veterinária e oncologista do setor de Oncologia do PROVET, responsável pelo setor de Oncologia do Hospital Animaniac’s e do HEMOVET; professora em cursos de especialização latu sensu e consultora de produtos nutracêuticos para multinacionais, Juliana Vieira Cirillo, atualmente com 11 anos dedicados à especialidade.

“Atualmente, os tutores estão cada vez mais exigentes e eles literalmente pesquisam o currículo do veterinário antes de agendar uma consulta. Após a obtenção do título, minha casuística aumentou bastante”, afirma.  

Para ela, a aquisição do título de especialista em Oncologia Veterinária representa o reconhecimento de muitos anos de estudos dedicados à especialidade e aos pacientes oncológicos.

Assim como para a dermatologista veterinária da clínica Meta Zooa, Cristina Sartorato de Lima, que afirma que além do respeito e destaque que a obtenção do título trouxe, a fez acreditar ainda mais em si mesma, nas prórpias escolhas e injetou energia para querer melhorar e atuar cada vez mais com excelência na especialidade. 

Para mais informações e detalhes sobre o tema, leia a matéria completa na edição de setembro da C&G VF. Acesse aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.