Assine

Vida marinha é foco de evento do CRMV-SC nas praias de Santa Catarina

Há atividades educativas, intervenções artísticas e veterinários prestando orientações

Algumas praias do litoral catarinense recebem os “Heróis da Natureza”, entre os meses de janeiro e fevereiro. Trata-se uma grande ação promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), com apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Projeto Tamar, Sociedade de Medicina Veterinária de Santa Catarina (Somevesc), prefeituras, entre outros órgãos. 

Nos últimos cinco anos, mais de 30 mil animais marinhos foram encontrados mortos no litoral catarinense, segundo relatório do Projeto de Monitoramento de Praias - Bacia de Santos (PMB-BS). Pinguins, tartarugas e gaivotas são as maiores vítimas e a ingestão de resíduos, como plásticos por exemplo, estão entre as causas. "O projeto demonstra a preocupação dos médicos-veterinários e zootecnistas com os impactos do descarte incorreto de lixo. Com a ajuda dos nossos parceiros e um trabalho que começou há mais de um ano, estamos levando para as praias catarinenses informação de qualidade, buscando, principalmente por meio das crianças, mudar a conduta das pessoas sobre os cuidados com o lixo, reforçando, dessa forma, a importância dos nossos profissionais para a saúde única", afirma o presidente do CRMV-SC, Marcos Vinícius de Oliveira Neves. 

Nos eventos, o CRMV-SC distribui gratuitamente um gibi educativo sobre o tema, que ensina de forma lúdica como cada criança pode ser um super-herói nas causas relacionadas ao meio ambiente. Nos locais acontece uma programação especial para o público infantil com atividades educativas, intervenções artísticas, recreação, espaço para fotos com os personagens da história, exposições e a presença de veterinários prestando orientações aos veranistas. 

Até fevereiro, 12 praias no Estado receberão o projeto nas cidades de Florianópolis, Balneário Camboriú, Laguna, Bombinhas e Piçarras. 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.