Assine

Manejo nutricional auxilia programas de perda de peso

A obesidade é um dos problemas que mais acometem os animais de companhia

A obesidade é um dos problemas que mais acometem os animais de companhia. Segundo um estudo, realizado nos Estados Unidos em 2018, aproximadamente 60% dos cães e gatos apresentam sobrepeso ou obesidade.

Pensando neste cenário, realizar o manejo nutricional durante o programa de perda de peso é imprescindível para que o animal obtenha uma melhor qualidade de vida ao longo do processo. A obesidade é um estado de inflamação crônica que, além de aumentar o risco e/ou a severidade de diversas comorbidades, também reduz a expectativa de vida dos animais acometidos por ela.

Como é explicado na editoria Petfood, da edição de agosto da revista C&G VF, “a recomendação de um programa de perda de peso para cães e gatos com sobrepeso ou obesos é extremamente importante. E o objetivo de uma perda de peso não deve ser focado apenas em chegar à meta de um peso ideal (ECC 4-5/9), mas, sim, em aumentar a qualidade de vida do paciente”.

Ainda segundo o material produzido por um grupo de médicas-veterinárias, a melhora na mobilidade, o aumento da resistência física, a remissão da diabetes mellitus tipo II e maior facilidade do animal se lamber são exemplos de pontos perceptíveis e benéficos da ação.

Leia a reportagem completa na edição deste mês da C&G VF. Acesse aqui.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Cardiologia: como se manter atualizado mesmo em isolamento?

Expertise do veterinário em epidemiologia colabora em tempos de pandemia

Por que imunizar cães contra a leishmaniose visceral canina?

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.