Assine

Workshop de nutrição antecede o XVIII Congresso CBNA Pet

Programação conta com palestras dos principais especialistas da área

O II Workshop sobre nutrição e nutrologia de cães e gatos vai abrir a programação científica do XVIII Congresso CBNA Pet no dia 14 de maio, em Campinas (SP). Durante todo o dia, a programação pré-evento vai debater, com alguns dos principais especialistas da área, estratégias nutricionais para uma maior longevidade e bem-estar de cães e gatos. 

“Estamos vivendo mais e tendo cada vez menos filhos. E este comportamento tem impactado diretamente a relação das famílias com os animais, que vêm ganhando papel cada dia mais importante nos lares de vários países. Por isso é tão importante discutir temas como longevidade e bem-estar”, afirmou o veterinário e presidente do (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), Godofredo Miltenburg.  

A partir das 9h, o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Vasconcellos, vai abrir a programação com um debate sobre “Restrição calórica sem restrição de nutrientes”. Em seguida, a veterinária Alessandra Vargas vai apresentar a palestra “Minha experiência no emagrecimento e controle glicêmico de gatos obesos”. 

Logo depois, a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Christine Souza Martins, vai discutir “Excesso ou déficit proteico: quando me preocupo com a ingestão proteica?”. Na sequência, o professor da FMVZ-USP Campus de Pirassununga, Márcio Antonio Brunetto, vai destacar “Quanto fornecer de proteína aos gatos nas diferentes doenças e ao longo da vida saudável”. 

A professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Heloisa Moreira da Costa, vai ministrar a palestra “O que faço para aumentar a ingestão hídrica dos meus pacientes felinos”. Em seguida, o professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp – Campus de Jaboticabal (FCAV/Unesp – Jaboticabal), Aulus Carciofi, vai encerrar o programa científico do Workshop com um debate sobre a “Influência do tipo de alimentos e dos nutrientes na ingestão hídrica de gatos”. 

Ainda no dia 14, haverá apresentação oral de trabalhos científicos nas áreas e nutrição e nutrologia. Entre os trabalhos que serão apresentados, estão “Expressão gênica da resposta imunoinflamatória e status imunológico de cães obesos e emagrecidos”, realizado pelo pesquisador da FMVZ-USP, Thiago Vendramini; “Concentração sérica de aminoácidos difere entre cães saudáveis e cães com desvio portossistêmico espontâneo”, do pesquisador da FMVZ-USP - Osasco, Fabio Alves Teixeira e “Prevalência e riscos associados ao sobrepeso e obesidade em cães do município de São Paulo”, da pesquisadora da FMVZ-USP, Mariana Porsani. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.