Assine

WSAVA realiza pesquisa sobre a atitude dos tutores sobre vacinas

Objetivo é entender a razão de alguns não vacinarem seus animais

O Grupo de Diretrizes de Vacinação (VGG – Vaccination Guidelines Group), da Associação Mundial de Médicos Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA - World Small Animal Veterinary Association), está realizando uma pesquisa on-line sobre a atitude dos tutores de animais de companhia perante a vacinação. O preenchimento da pesquisa, dividida em três partes, demora cerca de 10-15 minutos.

Noticiários indicam que algumas pessoas se recusam a vacinar os respectivos animais, mesmo que as vacinas tenham um custo acessível e estejam disponíveis, devido a preocupações relacionadas com a segurança, “excesso de vacinação”, à falsa existência de uma relação entre a vacinação e o autismo (ou outro tipo de doenças), uma desconfiança geral relativa aos medicamentos, etc.

Esta postura, segundo o grupo é, frequentemente, denominada de movimento antivacinas ou “hesitação vacinal” e é designada oficialmente como: “demora na aceitação ou negação da vacinação face à disponibilidade de serviços vacinais”. A hesitação vacinal constitui-se em um problema de grande importância na área da vacinologia humana e é alvo de um volume considerável de investigações psicológicas e sociais.

O VGG reforça que não existem dados internacionais relativos a este fenômeno na Medicina Veterinária. Por essa razão, a WSAVA pede ajuda aos associados a fim de determinar se as atitudes dos tutores de animais de companhia estão se modificando e, caso afirmativo, porquê.

Como forma de agradecer ao apoio prestado pela Comunidade da WSAVA a esta pesquisa, será selecionado um participante que receberá uma doação no valor de 500 dólares americanos (ou equivalente em moeda local), para ser doada a uma instituição veterinária beneficente ou sem fins lucrativos à escolha do vencedor. Para participar do sorteio, é preciso inserir nome completo e endereço eletrônico no final da pesquisa.

Os resultados desta pesquisa serão publicados ainda em 2020 e estarão disponíveis para toda a comunidade da WSAVA.

Fonte: WSAVA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.