Assine

Yorkshires têm maior predisposição genética a doenças de pele

Atenção à alimentação auxilia a prevenir e eliminar essas enfermidades

Os cães da raça Yorkshire Terrier são ativos, inteligentes, curiosos e apegados aos tutores. São pets que adoram receber atenção e brincar com a família. E, de acordo com o veterinário da Equilíbrio Raças Específicas, Marcello Machado, eles apresentam uma pelagem diferente, com pelos lisos e finos, que não param de crescer. Isso torna a pele do pet mais suscetível a agressões externas. 

Outra característica marcante é a ausência de subpelo, segundo o profissional, tornando a pelagem menos densa em comparação a outras raças. “Por isso, a escovação diária é recomendada, a fim de manter os pelos sem nós e sua sensível pele protegida”, orienta. 

Para a raça, devido à sua sensibilidade cutânea, dietas alimentares ricas em Ômega 3 são bastante desejáveis. “Estudos mostram eficácia desses ácidos graxos na diminuição dos processos inflamatórios na pele. O consumo regular e balanceado de Ômega 3 visa reduzir a inflamação, ajudando a aliviar os sintomas típicos de dermatite nos cães”, complementa Machado. 

A raça também é passível a problemas dentários por ter sua mandíbula estreita. Isso permite pouco espaço entre os dentes, predispondo à formação do cálculo dentário. Não cuidado, o cão pode desenvolver a doença periodontal, que consiste na inflamação dos tecidos de proteção e sustentação do dente, conhecidos como periodonto, composto pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. “A causa principal para o desenvolvimento dessa doença é o acúmulo crônico da placa bacteriana nos dentes”, explica o veterinário. 

Alimentação. Na hora de escolher a melhor ração para a raça é necessário que o tutor considere o seu alto nível de energia, optando por uma ração super premium que forneça a quantidade adequada de nutrientes e calorias. 

Como todo cão de raça miniatura, o yorkshire necessita de uma alimentação rica em proteínas de fontes nobres, que proporcionem alta digestibilidade e aproveitamento nutricional. Além disso, é fundamental escolher uma ração desenvolvida especialmente para a etapa da vida do animal, já que cada uma delas têm necessidades nutricionais diferentes. 

Pensando nisto, a Equilíbrio, linha Super Premium da Total Alimentos, lança no mercado o produto Equilíbrio Raças Específicas - Yorkshire, formulado de acordo com as particularidades e necessidades da raça. O produto mescla partículas de alimentos completos de alta performance, com partículas liofilizadas de frango com alto nível de palatabilidade, adicionando sabor. Além disso, eles são livres de transgênicos, glúten, corantes e aromatizantes artificiais. 

O processo de liofilização ou freeze drying consiste no congelamento do alimento, com posterior liofilização, processo feito a vácuo que faz com que a água passe do estado sólido diretamente para o gasoso, não passando pela fase líquida. Este é considerado um dos melhores métodos para preservar todo o valor nutricional do alimento, garantindo qualidade, segurança e sabor.  

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.