Assine

Zootecnista comenta a importância da profissão para a sociedade

Para Ananda Portella Félix, profissão é uma carta importante do baralho

Hoje é um dia especial aos zootecnistas. Além da reportagem em homenagem a esse profissional, relembramos a Entrevista do Mês da edição de maio da C&G VF. A zootecnista, professora associada do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná, Ananda Portella Félix, atua há 12 anos na área.

A profissional revela que sempre gostou muito de animais e quando fez o ensino médio, junto com o curso técnico de Nutrição e dietética, ficou apaixonada pela Nutrição. “Desse modo, busquei por um curso que pudesse aliar minhas duas paixões: animais e nutrição. Pesquisando na época, eu encontrei a Zootecnia, que daria a capacitação inicial para eu trabalhar com nutrição animal”, relembra.

Em sua opinião, uma das principais missões do zootecnista é zelar pelo trabalho ético nos cuidados com os animais, sejam de produção, companhia, silvestres nativos ou exóticos. “Prezar sempre pelo bem-estar animal em qualquer uma das suas atividades e buscar oferecer sempre o melhor do ponto de vista técnico aliado ao social”, avalia.

Apesar da paixão desses profissionais pelo trabalho, Ananda aponta que, infelizmente, a Zootecnia ainda não é uma profissão totalmente conhecida e compreendida e que muitas pessoas acreditam que o zootecnista trabalhe apenas com animais de zoológico ou que seja “tipo” um veterinário, mas que não atua na parte clínica.

Outras pessoas, segundo ela, ainda acreditam que o zootecnista trabalha apenas com animais de produção. “Infelizmente, muitas vezes, mesmo profissionais de áreas próximas, como Veterinária e Agronomia, têm dificuldade em entender a profissão”, lamenta.

Clique aqui e leia a entrevista completa.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.