Assine

Nova edição do Manual Pet Food é lançada pela Abinpet

Novo texto traz possui versão on-line de acesso gratuito

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, São Paulo/SP) lança a 9ª edição do Manual Pet Food. Diferentemente das outras, esta versão pode ser acessada gratuitamente pelo site da entidade. O material contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros e da mais alta qualidade aos mercados nacional e internacional. 

O Manual Pet Food Brasil 9ª edição é uma iniciativa da Abinpet em parceria com grandes profissionais técnicos e especialistas da iniciativa privada, pública e acadêmica. O resultado final demonstra a qualidade do trabalho das indústrias de pet food, empenhadas em cumprir à risca todas as normas para a fabricação do melhor alimento possível para os animais de estimação, proporcionando a eles uma vida saudável com o que há de melhor em alimento pet no mundo, fruto de muita pesquisa e investimento. “O Manual Pet Food estabelece as diretrizes para que a indústria brasileira atenda parâmetros universais de qualidade e, com isso, fortaleça sua atuação interna e aumente sua participação no comércio internacional”, comenta o presidente executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França. 

manual abinpet
Material visa garantir alimentos de boa qualidade (Foto: divulgação)

O Manual Pet Food Brasil é composto por oito guias: 

1 - Guia Nutricional para Cães e Gatos;

2 - Guia Nutricional para Alimentos Coadjuvantes, com informações sobre ingredientes e matérias-primas específicas para a fabricação de alimentos destinados, exclusivamente, a animais com distúrbios fisiológicos ou metabólicos.

3 - Guia Nutricional para Peixes e Aves de Estimação, com informações nutricionais e peculiaridades de espécies de aves e peixes ornamentais difundidos como animais de estimação.

4 - Guia de Identidade e Qualidade, que traz definições de produtos, características de composição e qualidade, descrição de processos tecnológicos, principais contaminantes e referências analíticas, além dos já reconhecidos Guia de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

5 - Guia de Matérias-Primas, com padrões de identidade e qualidade, segurança biológica, química e física. Além disso, fornece parâmetros que norteiam os requisitos para compra, transporte, estocagem e utilização dos ingredientes para industrialização de alimentos.

6 - Guia de Sustentabilidade, que aborda temas relacionados à conduta sustentável das empresas.

7 - Guia de Laboratórios, com diretrizes quanto à amostragem, coleta, métodos analíticos e sistema de qualidade de gestão para laboratórios.

8 - Guia de Legislações, que contemplará as principais legislações relacionadas a Pet Food.

Fonte: Abinpet, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.