Assine

Pesquisa explica o que leva os gatos a gostarem de caixa de papelão

Os felinos se sentem mais confortáveis em ambientes de até 36 graus

Muitas pessoas que possuem gatos de estimação já devem ter reparado que eles são atraídos por caixas, principalmente de sapatos e caixas de papelão. Esse gosto está relacionado com a vantagem de predação que a caixa pode proporcionar. Mas existem outros fatores que explicam essa obsessão dos felinos. 

caixa papelao
A caixa, em alguns casos, serve
como refúgio social (Foto: reprodução)

Após 50 anos de pesquisa de comportamento dos gatos, foi concluído que eles buscam conforto e segurança. Portanto, eles procuram uma caixa, pois, nelas, se sentam melhor. A médica-veterinária da Universidade e Utrecht (Holanda), Claudia Vinke, estudou os níveis de estresses em gatos. Ela deu caixas a um grupo de animais de um abrigo e não deu para outro grupo. Os resultados revelaram que aqueles que ficaram com as caixas eram menos estressados e mais dóceis. 

Outro motivo é que os felinos preferem fugir de um conflito ao encarar a briga. Portanto a caixa, em alguns casos, serve como refúgio social. A caixa, nessas situações pode oferecer um abrigo seguro para estes pets. 

De acordo com um estudo realizado em 2006, pelo Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, os felinos se sentem confortáveis entre 30 a 36 graus. Portanto, é por isso que é possível ver alguns gatos deitados em asfalto quente. A caixa de papelão, nesse caso, serve como um bom isolante térmico e, assim, os animais procuram uma caixa para ficarem quentes e confortáveis.

Fonte: Jornal Ciência, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.