Assine

Pesquisa mostra que cães enganam seus tutores para conseguir o que querem

Cães conseguem distinguir entre o parceiro cooperante e o competitivo

Um grupo de investigadores suíços da Universidade de Zurique descobriu que os cães têm a capacidade de enganar para conseguir aquilo que querem dos humanos. A pesquisa foi publicada na revista científica Animal Cognition e mostra de que forma e com que objetivo os cães enganam os humanos. 

De acordo com a publicação MRCVS on-line, a principal autora do estudo, Marianne Heberle, defende que isso acontece muito frequentemente, mas ainda não está bem estudado. Precisamente por isso, a investigadora juntou cães com duas pessoas, uma que agia de forma cooperante ao dar comida ao animal e uma que agia de forma competitiva, ao guardar a comida para si mesma. 

cao
Estudo mostra a flexibilidade dos cães capazes de usar táticas para enganar (Foto: reprodução)

Depois de perceberem qual das pessoas estava a agir de forma cooperante e que pessoa estava a agir de forma competitiva, os cães tiveram a possibilidade de levar a pessoa cooperante para um de três locais – um com uma salsicha, outro com um biscoito para cães e um outro com nada. Depois de levar o seu parceiro para um dos locais, o cão podia comer o que quer que fosse que lá estivesse. 

De acordo com os autores do estudo isto deu a possibilidade de o animal ‘enganar’ o seu parceiro competitivo ao levá-lo para o local que não tinha alimento nenhum antes de levar o parceiro cooperante para o local com comida. “Estes resultados mostram que os cães conseguem distinguir entre o parceiro cooperante e o parceiro competitivo e mostra a flexibilidade dos cães para ajustar o seu comportamento e que são capazes de usar táticas para enganar”, declara Marianne.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.