Assine

Pesquisa mostra que gatos são sociáveis e gostam da companhia humana

Em estudo, felinos indicaram que contato é mais importante do que comer

Amantes de cachorros gostam de dizer que, ao contrário de seus mascotes, gatos não gostam da companhia de humanos e são egoístas. Agora, no entanto, um novo estudo mostra que os felinos adoram a presença do tutor. Para eles, ter a socialização é ainda mais prazerosa do que comer. 

A pesquisa, assinada por cientistas da Universidade Estadual de Ohio, acaba com os rumores de que os gatos são antissociais e que só morrem de amores por uma refeição. 

gatos_2
50% dos gatos testados preferiram a interação e o estímulo social (Foto: reprodução)

Cinquenta felinos resgatados de abrigos passaram por uma série de testes em que precisavam escolher entre diferentes situações. Os animais foram privados por algumas horas de contato humano, comida, objetos para farejar e brinquedos. Depois, receberam estímulos para selecionar qual das quatro opções mais lhe agradava. A maioria escolheu a socialização humana. “Descobrimos que 50% dos gatos testados preferiram a interação e o estímulo social, mesmo que possam escolher três outros estímulos”, concluem os pesquisadores, no artigo publicado na revista Behavioural Process. 

Fonte: O Globo, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

1 comentário
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.
Alessandra Biancatti 5 mêses atrás
Pessoas que fazem este tipo de comentaria com certeza nunca teveram um gato! Eles são amaveis, brincalhoes ...mesmo depois de adultos. Querem sempre estar juntos com a gente e se vc tiver algum problema...parece que eles sabem. Amo muitos todos os animais ...mais em especial os gatos!