Assine

Pets e equinos ganham novo anestésico lançado pela Venco

Fármaco deve estar disponível no mercado no fim de julho

A Venco Saúde Animal (Londrina/PR) lança mais um medicamento indicado para pets e equinos. O Ketalex é um anestésico e deve estar no mercado a partir do fim do mês de julho. O lançamento do produto está marcado para acontecer na 4ª edição do Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias. 

Segundo o gerente de Marketing da área de Pet e Equinos da Venco, Luis Eduardo Ferraz, trata-se de um anestésico dissociativo à base de Cloridrato de Cetamina (10%), um dos anestésicos mais utilizados na Medicina Veterinária. Ele conta que o fármaco é recomendado para cães, gatos e cavalos para a medicação pré-anestésica, contenção química, indução e manutenção da anestesia geral, em associação a outros produtos como benzodiazepínicos, alfa-2 agonistas, opioides, fenotiazinas, propofol, anestésicos inalatórios e outros. 

ketalex
Medicamento é contraindicado para animais com
histórico de convulsões, trauma cranioencefálico,
glaucoma, entre outros problemas (Foto: divulgação)

Esse tipo de anestésico dissociativo, explica Ferraz, promove uma anestesia capaz de dissociar o animal do ambiente, com interrupção da neurotransmissão no nível talâmico, embora a atividade do córtex cerebral seja mantida. “Fármaco tem a vantagem de ter um rápido início de ação, além de apresentar um custo menor por anestesia quando associado à xilazina. Juntos, os dois medicamentos promovem um acentuado relaxamento muscular”, ressalta o veterinário, lembrando que a xilazina também ajuda a inibir ou minimizar os efeitos adversos do uso da quetamina. Em maio, a Venco também lançou a Xilazina 10% Injetável, um produto tranquilizante e indicado para sedação e tranquilização dos equinos.   

Assim como a Xilazina, o Ketalex tem uso restrito. Trata-se de um fármaco sujeito a controle especial e que, de acordo com a Instrução Normativa nº 25 de 2012, somente deve ser vendido sob prescrição do médico-veterinário, com retenção obrigatória da notificação de receita. 

De acordo com Ferraz, o novo anestésico da Venco é contraindicado para animais com histórico de convulsões, trauma cranioencefálico, glaucoma, insuficiência cardíaca descompensada, hipertensão arterial, insuficiência renal (especialmente em gatos), e insuficiência hepática (principalmente em cães). A cetamina, explica ele, é contraindicada em pacientes com hipersensibilidade ao fármaco ou componentes da fórmula. “Embora o Ketalex seja um medicamento seguro, a utilização do princípio merece alguns cuidados”, recomenda, citando que a cetamina deve ser usada em animais em jejum, por ter a capacidade de induzir o vômito e quando for utilizada por via endovenosa, a administração deve ser lenta. 

O gerente de Marketing adianta que, em breve, outros lançamentos são esperados para fortificar o atual portfólio da empresa, que conta com mais de 60 produtos para pequenos e grandes animais.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.