Assine

Prótese de quadril se apresenta como alternativa para pets

Alguns exames são fundamentais para definição da melhor terapêutica

As próteses são, na Ortopedia Veterinária, uma alternativa que possibilita melhoria da qualidade de vida dos animais que possuem ou passaram por algum trauma ortopédico. 

Quando o assunto é problema relacionado ao quadril, o médico-veterinário, diplomado como especialista em Cirurgia Veterinária pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV) e com doutorado em Ortopedia e Traumatologia pelo IOT-Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP, São Paulo/SP) e sócio-diretor da OrtoDerm Especialidades Veterinárias (São Paulo/SP), Bruno Testoni Lins, afirma que as cirurgias de artroplastia total do quadril são consideradas o padrão ouro para o tratamento de doenças daarticulação coxofemoral. 

No caso do quadril, as próteses são indicadas, de acordo com Lins, em casos de displasia coxofemoral em pacientes jovens adultos e idosos, além de outras doenças do quadril, como luxação coxofemoral traumática, fraturas de cabeça e colo do fêmur e necrose asséptica da cabeça femoral. 

Ainda segundo Lins, a composição das próteses atuais é formada por um conjunto de três componentes: acetábulo, haste femoral e cabeça femoral. “O sistema Biomedtrix, que utilizamos em nossa rotina, na verdade é composto por dois sistemas, próteses não-cimentadas e cimentadas, escolhidos de acordo com as características de cada paciente”, afirma. 

Clique aqui e leia a reportagem completa na edição de junho da C&G VF. 

padraoouro
Edição nº 226 está disponível na íntegra, em revistacaesegatos.com.br (Foto: C&G VG)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.