Presidente do CFMV aponta futuras mudanças com nova gestão
Código de ética está entre os tópicos a serem revisados
Tendo inovação e transparência como mote, o novo presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF), Francisco Cavalcanti de Almeida, garante mudanças significativas para a gestão 2017-2020.
Na visão de Almeida, o Brasil se encontra em uma fase de renovação de seus líderes para a construção de novos valores com foco na responsabilidade, transparência e moralidade. Para dirigir o Conselho, ele garante que não será diferente e que terá uma equipe que irá prezar pelo respeito e princípios éticos e profissionais. “Nossa luta será por regionais fortalecidos que consolidem o CFMV na formação de um sistema realmente integrado. Há muito a se fazer”, avalia.
O presidente acredita que algumas mudanças são essenciais e, para isso, está com algumas propostas para sua gestão. Para o fortalecimento das regionais, como ele citou, o CFMV tentará criar um fundo para aplicação em projetos de infraestrutura e outras necessidades institucionais dos conselhos regionais. “Além disso, pretendo fazer licitações nacionais de produtos ou serviços de interesse de todos, melhorar o atendimento a essas sedes e reforçar parcerias”, aponta.

Para defender os interesses das classes, Almeida separou algumas ações que julga eficazes, como criar uma assessoria política para defender, no Congresso Nacional, os assuntos de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia. “Também quero atuar politicamente para a revisão dos marcos regulatórios das profissões e na regulamentação de cursos de auxiliar de médico-veterinário”, promete.
Como inovação, passando para a tecnologia, Almeida revela que o desenvolvimento de uma plataforma de serviços e demais mecanismos que integre o sistema e possibilite alguns materiais on-line para profissionais, como anotação de responsabilidade técnica, inscrições, registros, emissão de boletos, entre outros, está entre os planos.
O presidente ainda visa investir em comunicação, integrando as assessorias de imprensa, inserindo a identidade da Zootecnia no plano de marketing e capacitando todos os colaboradores do sistema para melhorar o atendimento aos profissionais.
Outro assunto sempre mencionado pelo setor é a atualização de resoluções do CFMV, as quais o novo presidente afirma que vai rever as normas vigentes e editadas, especialmente aquelas relacionadas à normatização do exercício das profissões, a fim de buscar sua adequação e atualização. “Também devemos revisar os códigos de ética e processos de julgamento ético”, adiciona.
Para saber mais detalhes sobre o novo mandato do Conselho, leia a entrevista do mês com o presidente.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.