Assine

Primeiro mês de nova gestão do CFMV já conta com diversas atividades

Conselho já trabalha em busca da integração com os CRMV’s e entidades

Desde que foi inaugurada, em 17 de dezembro, a gestão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) para o triênio 2017-2020 tem se dedicado a reforçar as relações da entidade com os Conselhos Regionais, outras entidades e os profissionais. Além disso, tem sido dada prioridade à reorganização administrativa do CFMV, visando adequar o trabalho ao perfil da nova gestão, que tem como prioridades a integração, inovação e transparência. Também foi iniciado estudo para a reformulação de resoluções atualmente em vigor. 

Como primeiras medidas, a presidência já está colocando em prática a política de fortalecimento e autonomia dos Conselhos Regionais. Para assessorar a presidência do CFMV em assuntos técnicos, foram criadas as Comissões Nacional de Ética e Legislação (Conel), de Bioética e Biossegurança (Conbb) e de Estabelecimentos Veterinários (CNEV). Também foi alterado o nome da comissão que trata sobre bem-estar animal, que passou a se chamar Comissão Nacional de Bem-estar Animal (Cobea/CFMV). O Conselho também já conta com a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (Cnspv) e a Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (Cnrmv). Todas as comissões citadas já tiveram seus presidentes nomeados. A formação das demais comissões assessoras ainda está sendo estudada. O CFMV também solicitou sua refiliação à Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (Panvet) e à Associação Mundial de Medicina Veterinária (WVA). 

reuniao-cfmv
Francisco Cavalcanti de Almeida também se encontrou com
Marinaldo Divino, da Associação Brasileira de Zootecnistas (Foto: divulgação)

Na primeira semana de trabalho, a Diretoria promoveu reuniões com representantes de diferentes CRMV’s. No dia 19 de dezembro, o presidente do CFMV recebeu o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, para debater aspectos administrativos dos conselhos e a revisão de legislações ligadas ao Sistema. No dia seguinte, Francisco Cavalcanti de Almeida compareceu à sede do CRMV-DF, onde participou de uma reunião entre coordenadores das Câmaras Técnicas do regional e coordenadores de cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia. 

No dia 21 de dezembro, na sede do CFMV, ocorreu a visita do presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos, que fez sugestões e relatou suas principais preocupações com o exercício das profissões no estado. Já em 11 de janeiro foi a vez do presidente do CRMV-MS, João Vieira de Almeida Neto, se reunir com Francisco Cavalcanti de Almeida para tratar de questões relacionadas ao estado e à atualização da legislação relacionada ao Sistema CFMV/CRMV’s. No dia 17 de janeiro foi realizada Reunião Plenária Extraordinária para julgar recurso de processo eleitoral do CRMV-MG. O trabalho dos próximos meses também já está sendo encaminhado, com datas confirmadas para as primeiras Plenária e Câmara Nacional de Presidentes, previstas, respectivamente, para 23 a 25 de janeiro e para 19 a 23 de fevereiro.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.