Assine

Profissionais podem se inscrever para Título de Dermatologista Veterinário

Presidente da SBDV destaca a importância da especialidade e do novo título

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

As dermatopatias são, hoje, muito frequentes nas espécies caninas e felinas, sendo que muitas delas têm caráter zoonótico. Por conta disso, se faz importante a atuação do médico-veterinário com especialização em dermatologia que, até agora, não contava com o reconhecimento como especialista. Daqui para frente as coisas mudam: o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) habilitou a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV, São Paulo/SP) à concessão do Título de Especialista – como ocorreu recentemente com a cardiologia veterinária.

As inscrições para obtenção do título de dermatologista veterinário já estão abertas e irão até dia 30 de setembro, por meio de avaliação curricular e de submissão às provas, segundo as normas regulamentadoras de concessão e perpetuação de Título de Especialista em Dermatologia Veterinária, pela SBDV.

O presidente da associação, Luiz Eduardo Bagini Lucarts, comenta as possíveis atuações do profissional detentor do título, que deverá ser renovado a cada cinco anos: “Ele pode trabalhar em ambulatórios, consultórios, hospitais veterinários e na docência, em todos os níveis, na pesquisa e na extensão de serviços à sociedade. Sua atuação se dá em nível de clínica e cirurgia oto-dermatológica”.

A diferenciação deste profissional, de acordo com Lucarts, pode ser notada pela experiência acumulada e comprovada por submissão à análise de títulos e à prova teórico-prática aplicada. Essa avaliação englobará conhecimentos relativos ao tegumento e aos fâneros de todas as espécies animais. “O comprovado conhecimento garante aos clientes e aos animais dermatopatas segurança e garantia de experiência em protocolos de diagnóstico, profilaxia e terapia. A obrigatoriedade de renovação do título a cada cinco anos permite que a expertise seja perpetuada de forma atualizada”, garante.

titulo dermatologista

Interessados no título devem ser graduados há, pelo menos, cinco anos e filiados à Sociedade há três anos (Foto: reprodução)

Fazendo um retrospecto, Lucarts lembra que a SBDV submeteu ao CFMV a solicitação de sua habilitação na segunda de suas gestões (2003-2006), cumprindo todas as exigências solicitadas, esclarecendo dúvidas e complementando, com documentação hábil, as exigências da Resolução CRMV 935/101209. “No decorrer da quinta gestão da SBDV (2012-2015), alcançamos êxito na habilitação comunicada, com ampla divulgação da habilitação junto à classe médica veterinária, propiciando cerca de três anos para a filiação de novos interessados, lapidação de conhecimentos e acúmulo de bagagem teórica, por meio de dezenas de eventos implementados”, menciona. O presidente se refere ao Congresso Brasileiro de Dermatologia Veterinária, cursos, encontros regionais, nacionais e internacionais.

Agora, o título de especialista conquistado diferenciará o médico-veterinário que o detém. “Permitirá o profissional que atenda, na plenitude, as exigências do Código de Ética, possibilitando a divulgação de seu nome como médico-veterinário especialista comprovadamente dotado de conhecimentos, visando a resolução ou a minimização do quadro clínico daqueles portadores de enfermidades tegumentares”, explana Lucarts.

A especialidade, segundo o presidente, é muito demandada, já que a pele é o órgão-alvo de numerosas enfermidades facilmente evidenciáveis, que preocupam e angustiam proprietários pelo quadro sintômato-lesional. O médico-veterinário que deseja o título, a fim de tratar animais de companhia e oferecer melhor qualidade de vida aos pets e seus tutores, tem o tempo de seis meses para realizar a inscrição, adimplente com o Sistema CFMV/CRMV e com a SBDV. “Os interessados devem ser graduados há, pelo menos, cinco anos e filiados à Sociedade há três anos”, ressalta.

Os profissionais podem conferir a íntegra do teor do Edital e de seus anexos no site da SBDV.

1 comentário
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.
Kamilah Saad 2 mêses atrás
Adorei a reportagem! Que bom, títulos são válidos para especializar ainda mais o setor.