Assine

Ração a granel está exposta a possível desenvolvimento de fungos

Estes organismos se apresentam, então, como vilões para a boa nutrição

Os animais domésticos, cada vez mais, passam a ter uma perspectiva de vida maior em relação ao que era visto no passado. Quando associado a uma boa nutrição, o bem-estar e o acompanhamento periódico do médico-veterinário o aumento da expectativa de vida desses pets se torna uma constante, assim como a necessidade de uma alimentação que seja adequada em todas as fases da vida do animal. 

A oferta de alimentos consumidos por seres humanos para os animais domésticos é uma prática comum ao passo que esses alimentos são ricos em gorduras e condimentos chamando a atenção do animal pela sua alta palatabilidade. O consumo de ração deve ser incentivado pelo médico-veterinário, sendo que esses alimentos são formulados e desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada animal, levando em consideração seu porte, idade e necessidades fisiológicas. 

No processo de fabricação desses alimentos, existe um controle na formulação que visa, principalmente, manter o alimento livre de agentes que possam influenciar na qualidade do mesmo, tais como fungos e compostos gerados por ele. Entre esses compostos é possível citar as micotoxinas, do qual, são produzidos por fungos filamentosos, como as aflatoxinas. As aflatoxinas são compostos capazes de interagir com o organismo do animal, levando a uma patologia e atuam sobre as estruturas do fígado, afetando os níveis de enzimas hepáticas. 

Leia o artigo completo na edição de junho da Revista Cães&Gatos VET FOOD.

aflatoxinas
Conteúdo está disponível na edição nº 214, de junho, da C&G VF, em revistacaesegatos.com.br

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

1 comentário
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.
Maria De Lourdes Camargo 6 mêses atrás
PERGUNTO TODAS AS RAÇÕES SÃO MALÉFICAS?GOSTARIA DE SABER SOBRE A RAÇÃO DE CONFIANÇA.