Assine

Tutor deve ter paciência ao indicar local para cães fazerem necessidades

É importante o animal receber uma recompensa quando acertar o lugar

O adestramento de cães pode parecer um desafio, principalmente quando se trata de animais adultos, mas, com as dicas certas e um aliado isso não será mais um problema aos tutores. 

Ensinar cães a fazerem necessidades no lugar certo é uma das principais dificuldades, por isso o médico-veterinário dos Snacks DogLicious, da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado, dá orientações que o proprietário precisa para acabar com o xixi e cocô em lugares inadequados. 

xixicerto
Agressividade só prejudica o animal, podendo desencadear
problemas psicológicos (Foto: reprodução)

Segundo ele, é essencial escolher o lugar certo para o pet fazer as necessidades. “Muitas vezes, o motivos para o cão ir ao lugar escolhido pelo dono é, justamente, a localização. Eles não vão usar esse cantinho se ele estiver próximo à água, comida ou cama. Por isso, é preciso um local afastado, com jornal ou tapete higiênico”, orienta. 

Dar broncas no animal quando ele fizer em um lugar errado não é indicado pelo profissional. “Esse comportamento só fará com que ele tenha medo. O que faz diferença é deixar claro onde quer que ele faça, mostrando o local e o levando para lá”, indica. 

Sempre que o pet acertar o lugar, deve receber uma recompensa, na visão de Machado. “É importante oferecer um prêmio para que ele associe aquele comportamento a algo bom. Uma opção é DogLicious, com texturas que conquistam os animais. Junto a isso, o tutor não pode economizar nos carinhos”, frisa. 

Entender o organismo do animal também pode ajudar nesse treinamento, de acordo com o veterinário. “É comum que os cães façam suas necessidades logo após comer. Sendo assim, o tutor deve estar atento e, se ver que ele não vai usar o cantinho certo, deve o levar, imediatamente, para o lugar que escolheu”, sinaliza, mas faz um alerta: “Para cumprir essa missão com sucesso é imprescindível que a pessoa tenha paciência e dedicação. O adestramento de cães filhotes é mais fácil, já o de cachorros adultos possui uma dificuldade maior e, por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecerem, mas isso não é motivo para desistir”, garante. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.