Assine

Tutores devem seguir mandamentos para garantir saúde a seus pets

Alimentação, exercícios, visitas ao veterinário e outros compõem a lista

Ter um animal de estimação requer muitos cuidados dos tutores. Para ajuda-los a compreender melhor as atenções básicas para o bem-estar do animal, existem 10 mandamentos da saúde animal que todos os médicos-veterinários gostariam de ver postos em prática. 

O primeiro deles lembra que, antes de adotar, as pessoas devem se informar sobre as características do animal. A idade, o porte, capacidades físicas e necessidades nutricionais e de exercício devem ser levadas em consideração. 

mandamentos
Alimentação é apontada como principal o segredo
para uma saúde de ferro (Foto: reprodução)

A vacinação dos animais é um dos deveres de todos os tutores. Ela protege os pets de doenças perigosas para eles e, também, aos seres humanos. 

desparasitação é uma medida preventiva muito importante na vida dos animais, pois é responsável pela manutenção de sua saúde. 

Brincadeiras e exercícios também devem ser prioridades, já que todos os animais, independentemente da raça ou porte precisam e gostam de brincar com seus proprietários. 

Outro fator de suma importância é a esterilização. O veterinário é quem melhor pode esclarecer o tutor sobre as vantagens da castração e, caso ele adote ou já tenha um animal castrado, o profissional pode aconselhar sobre as necessidades nutricionais, que se modificam após o procedimento. Para isso, entra o sexto mandamento: visita regular ao veterinário. Os proprietários não devem esperar que seu animal fique doente para ir à clínica. É preciso fazer check-ups regulares. 

A saúde psicológica também não deve ser ignorada. Cães e gatos podem sofrer de doenças psicológicas. A ansiedade de separação ou a depressão são duas enfermidades que podem afetar os animais de companhia. 

A lista ainda engloba a alimentação, sendo apontada como o segredo para uma saúde de ferro, a segurança, seja em casa, em um passeio ou viagem e, por fim, treino e educação sempre que possível, importantes ferramentas, em particular, no caso dos cães. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.