Assine

Veículo de castração animal é uma das atrações da Pet South America

Objetivo do Castramóvel é realizar cirurgias em regiões de difícil acesso

Médicos-veterinários que pretendem expandir os negócios e estarão na 16ª edição da Pet South America poderão visitar o estande da Omega Pet (Curitiba/PR), empresa de equipamentos para banho e tosa, e que, juntamente com a Prefeitura de Curitiba (PR), viabilizou a criação e operação do Castramóvel. Assim como o nome já diz, trata-se de um trailer com 5m, equipado para realizar castrações em diversas cidades, inclusive as mais carentes e distantes, graças à sua prática mobilidade. 

Castramovel2
Aquisição de um Castramóvel possui algumas exigências e
não é aberta a todos os profissionais do setor (Foto: divulgação)

O projeto nasceu da necessidade de levar o procedimento a lugares remotos, que não têm clínicas suficientes e a população não possui condições financeiras. Em Curitiba, por exemplo, havia poucos locais que faziam a castração gratuitamente, em parceria com a Prefeitura. Este é o caso de Odirlei Olveira, um dos prestadores do serviço da capital paranaense. Ele foi o primeiro médico-veterinário a apostar na ideia da castração móvel. “Nós tínhamos capacidade para atender um bom número de cães, na casa dos mil, porém não conseguíamos atingir esse número porque as pessoas não chegavam até a clínica devido às dificuldades de locomoção”, conta Oliveira. 

O veterinário já prestava o serviço para a Prefeitura há dois anos, quando recebeu a proposta do Castramóvel. Por acreditar no potencial que o projeto tinha de auxiliar a demanda da cidade, ele apostou na ideia e convidou a Omega Pet para desenvolver o carro. Nascia, assim, a primeira unidade. A aquisição de um Castramóvel possui algumas exigências e não é aberta a todos os profissionais do setor, apenas os veterinários que já prestam serviço para órgãos públicos podem prosseguir no processo. O interessado que se enquadrar nos requisitos deve apresentar um projeto ao CRMV local responsável e, após a aprovação, deve encaminhar à prefeitura de sua cidade, que abrirá um processo de edital para custear o carro. O veterinário participante não terá nenhum custo referente à aquisição do Castramóvel. 

Essa será a segunda participação da Omega Pet na feira. Porém, a empresa apresentará o projeto do Castramóvel em primeira mão aos visitantes do evento, além de oferecer as orientações necessárias para sua aquisição. “Decidimos participar da feira, pois ela recebe pessoas de todo o Brasil e nosso objetivo é disseminar esse projeto e colaborar para que mais cidades o recebam. Estando em um evento desta magnitude, acreditamos que conseguiremos auxiliar mais veterinários e, ainda, aumentar nossa rede de negócios”, afirma o diretor da Omega Pet, Alexandre de Oliveira. A empresa também irá apresentar, na ocasião, seus produtos de banho e tosa, como a secadora para pets que comporta até quatro animais por vez.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.