Assine

Veterinária da Vetnil dá dicas para manter a saúde bucal do pet em dia

Tutores de cães e gatos devem ficar atentos a sinais da doença periodontal

Os cuidados com a saúde bucal do pet são tão importantes quanto manter a vacinação em dia. Desde filhote, é importante fazer uma higiene oral no animal para evitar qualquer tipo de doença periodontal. Este problema se caracteriza pelo acúmulo de placas bacterianas na superfície dos dentes devido aos restos de alimentos que se depositam no local. Com isso, a região inflama ocasionando posteriormente a gengivite e o tártaro.
 
Os primeiros sinais da doença podem ser percebidos pela inflamação na gengiva, mau hálito, fraturas de mandíbula, perda dos dentes, dificuldade de mastigação, dores, sangramento oral e perda de peso. Em casos mais graves, as bactérias podem chegar até a corrente sanguínea e atingir órgãos vitais, como coração, fígado, rins, pulmão e as articulações.

saudebucal
Escovação deve ser realizada diariamente ou,
no mínimo, a cada 48 horas (Foto: reprodução)
De acordo com a médica-veterinária da Vetnil (Louveira/SP), Carla Coiro, cerca de 80% dos cães e 70% dos gatos, em fase adulta, sofrem de algum tipo de problema odontológico. No caso da doença periodontal, quanto mais idoso o pet, maior a propensão de apresentar a doença. “Entre os problemas orais mais comuns em cães e gatos, podemos citar tumores, fraturas, retenção de dentes de leite, má formação do esmalte dentário e a própria doença periodontal”, destaca.


Os cuidados diários são essenciais para a prevenção de doenças e para boa saúde bucal. Segundo Carla, é necessário inspecionar com frequência a cavidade oral do animal, observar se a alimentação está normal e criar uma rotina de limpeza dentária com escovação, preferencialmente, ainda na fase filhote para que se habituem aos procedimentos. 

A escovação deve ser realizada diariamente ou, no mínimo, a cada 48 horas. “Além disso, outros métodos preventivos podem ser utilizados, como brinquedos específicos que auxiliem a raspagem da superfície dos dentes, produtos odontológicos, ossos e rações à base de ativos que minimizam a formação da placa bacteriana ou a formação do cálculo dentário. Entretanto, nada substitui a escovação como a melhor maneira de prevenção ao aparecimento da doença periodontal”, atesta a veterinária.

Pensando nisso, a Vetnil desenvolveu a linha Periovet em prol da higiene bucal de cães e gatos. Disponível nas versões líquida (spray) e gel (bisnaga), é formulada à base de Digluconato de Clorexidina, que auxilia na manutenção da saúde oral e controle da halitose. “O produto é capaz de promover a higienização da cavidade bucal dos pets por meio de aplicação sobre os dentes e gengivas”, finaliza. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.