Assine

Veterinária desvenda mito de que sarna acomete apenas os cães

Segundo ela, os felinos também não estão livre desta enfermidade

Algo bastante preocupante, mas que muitos tutores de felinos pensam atingir apenas os cães: a sarna. Por isso, ensinar e apresentar os tipos da doença que podem atingir os gatos é de suma importância para a saúde dessa espécie. 

A médica-veterinária da clínica veterinária The Cat Doctor (São Paulo/SP) e membro da Associação Americana de Clínicos de Felinos, Victoria Pereira Cavalcante, afirma que ainda é comum o tutor pensar que qualquer alteração dermatológica é sarna. “Talvez por esta ser a doença mais conhecida pelas pessoas”, declara. 

Segundo ela, a sarna é uma doença causada por diferentes tipos de ácaros e, dependendo do tipo, pode ser contagiosa ou não. “Os gatos podem apresentar três tipos de sarna:  a demodicose, escabiose e otodécica. A primeira não é transmitida entre os gatos ou de gatos para humanos, ocorrendo somente em animais imunossuprimidos. Enquanto que a escabiose é altamente contagiosa entre gatos, além de ser uma zoonose, portanto, também é transmitida dos gatos para os humanos. Ao passo que a sarna otodécica é transmitida somente entre os gatos filhotes”, explica.

Continue lendo a reportagem na edição deste mês da C&G VF. 

questao
Acesse a edição nº 221, em revistacaesegatos.com.br e leia a reportagem

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.