Assine

Veterinários avaliam fabricantes de ração e medicamentos para pet

Pesquisa da CVA Solutions ainda aponta o mercado de plano de saúde para pet

O desenvolvimento do mercado Pet no Brasil deve provocar, em breve, um boom de investimentos em clínicas e hospitais veterinários, já que cães e gatos são considerados membros da família. Um novo estudo finalizado em julho, pela CVA Solutions (São Paulo/SP), com 478 veterinários de São Paulo e Rio de Janeiro, revelou que aumentou a frequência de visita às clínicas, principalmente, para as pessoas que já possuem planos de saúde para seus animais. Os donos de cães levam seu animal, em média, 3,5 vezes ao ano ao veterinário, sendo que em 2016 a média era de 2,5 vezes. Já os donos de gatos fazem essa visita em média 2,7 vezes ao ano, sendo que em 2016 a média era de 1,9 vezes. 

Várias clínicas já possuem parcerias com planos de saúde, devido ao aumento da frequência de ida ao veterinário que o plano propicia. Mais de 20% das clínicas já têm parceria, sendo que dessas, mais de 70% com o plano Health 4Pet (da Porto Seguro). Para os veterinários entrevistados, os planos de saúde aumentam o número de clientes da clínica e a frequência com que o dono leva seu pet para uma consulta. No entanto, sabe-se que ainda existe um longo caminho para educar os donos de pets a levá-los aos veterinários e comprarem planos de saúde. Estima-se que menos de 1% dos cães e gatos em todo o País possuam planos de saúde. 

medicamento_1
Nas clínicas veterinárias, o faturamento depende, principalmente,
de consultas e tratamento médico (Foto: reprodução)

Para o sócio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, o veterinário é o mais importante influenciador sobre a marca de rações e medicamentos que o consumidor compra e usa. É ele o principal prescritor ou recomendador. Por isso, a indústria volta seus esforços para a visitação das clínicas. Todos os 478 veterinários entrevistados recebem visitas de representantes de marcas de rações e medicamentos para cães e gatos. Nas clínicas veterinárias, o faturamento depende, principalmente, de consultas e tratamento médico, já nos pet shops com veterinário, o serviço de banho e tosa tem mais peso no faturamento. 

Levantamento. A ração mais recomendada pelos veterinários para cães, como mostra a pesquisa, é a Royal Canin, seguida por Premier, Hills Science Diet e Golden. A ração mais recomendada pelos veterinários para gatos é a Royal Canin, seguida por Premier, Golden e Hills Science Diet. O estudo ainda aponta que a maior Força da Marca é do fabricante Hills Science Diet, com 29,7%. Em segundo lugar, aparece a Royal Canin, seguida por Premier Pet. 

Passando para o setor de medicamentos, os mais recomendados pelos veterinários participantes da pesquisa são vermífugos, antipulgas/carrapaticida e vacinas. O vermífugo mais recomendado para cães e gatos é o Drontal (Bayer), seguido por Endogard (Virbac) para cães e Vetmax (Vetnil) para gatos. Entre os antipulgas/carrapaticida, para cães, os mais recomendados são Bravecto (MSD) e Nexgard (Merial). E para gatos, Revolution (Pfizer) e Frontline (Merial). Para cães e gatos a vacina mais recomendada é Zoetis (Pfizer), seguida por Merial. O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em medicamentos para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Agener, com nota 1,03, seguido por Zoetis, Virbac e Merial. Já a maior Força da Marca é da Ourofino (com 15,9%), seguido por Agener e Zoetis/Pfizer.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

1 comentário
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.
Beatriz Müller 3 semanas atrás
Quero dar de melhor em alimento para meus cães e gatos. Uma vida longa e saudável precisamos de uma ração de boa qualidade.