Assine

Veterinários criam página de apoio a profissionais alvo de Burnout

Projeto visa minimizar os riscos do desenvolvimento de patologias mentais

O Centro para o Conhecimento Animal (CPCA) e a enfermeira veterinária Marília Domingos acabam de lançar um projeto de comunicação que, além de prestar apoio a profissionais da Medicina Veterinária que sofrem de Burnout, pretende consciencializar estes profissionais para um tema ainda considerado tabu dentro da classe. 

A página de Facebook chama-se ‘Mente Sã, Vet São’ e conta com Marília Domingos, Gonçalo da Graça Pereira, Sara Fragoso e Tânia Dinis na equipe. Os responsáveis pela iniciativa explicam que a proposta foi criada para pensar nas necessidades daqueles que tantas vezes pensam pouco em si próprios enquanto se dedicam ao bem-estar dos animais: o médico-veterinário e o enfermeiro veterinário. “Sabemos que trabalhar na área da saúde animal, com as suas características e dificuldades particulares, pode ser fonte de estresse intenso para quem nela trabalha e trazer, a médio e longo prazo, problemas como o Burnout, o Estresse Moral, Ansiedade e Depressão”, declararam os responsáveis. 

O projeto pretende ajudar estes profissionais a minimizar os riscos de desenvolverem este tipo de patologias mentais, contribuindo para o seu bem-estar por meio de espaço para discussão, partilha de recursos e informação sobre os problemas que afetam ambas as classes de profissionais da veterinária, as suas causas e as suas implicações. “Acreditamos que com alguma reflexão e acesso a alguns recursos é possível melhorar e ter mais bem-estar e saúde entre quem cuida dos animais e, inclusivamente, sermos capazes de prestar melhores cuidados por mais tempo. Com o ‘Mente Sã, Vet São’, pretendemos valorizar as profissões de médico e enfermeiro, promovendo um exercício mais sustentável da profissão”, concluem. 

Um estudo publicado em 2015 revelava que o Burnout afetava quase 90% dos profissionais de saúde em todo o mundo. Em Portugal, essa síndrome do esgotamento profissional, afeta diretamente cerca de 17,3% dos trabalhadores portugueses e coloca em risco cerca de metade. 

vetsao
Objetivo é proporcionar um espaço para discussão, partilha de
recursos e informação sobre os problemas (Foto: reprodução)

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.