Assine

Veterinários estão no grupo prioritário para imunização contra a gripe

É importante que os profissionais busquem postos para garantir a proteção

A mobilização nacional de vacinação contra a gripe teve início no dia 17 de abril em todo o País. Segundo dados do Ministério da Saúde (Brasília/DF), aproximadamente, 60 milhões de doses serão distribuídas aos postos da rede pública de saúde. O órgão espera que, pelo menos, 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. O médico-veterinário faz parte grupo prioritário da campanha para ser vacinado.

A influenza (gripe) é uma doença contagiosa, razão pela qual se dissemina rapidamente e nas épocas epidêmicas é praticamente impossível evitar o contágio. O vírus circula nas aglomerações a exemplo de escolas, empresas, instituições, dentre outros, e, nessas situações, apenas um indivíduo infectado pode, em pouco tempo, infectar todos os seus contatos.

vacina veterinario



Como o médico-veterinário atua em diversas frentes, inserindo-se em diferentes atividades, desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, ele está mais suscetível e faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo Brasil.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (Cnspv), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF), Sthenia Amora, é importante que a classe médica veterinária esteja consciente que faz parte desse rol e não deixe de se vacinar. “Integramos o grupo prioritário, então é importante que todos os veterinários busquem os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, alerta.

Sthênia faz referência a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998, que inclui os Profissionais de Medicina Veterinária como Profissionais de Saúde. Deste modo, os médicos-veterinários possuem acesso igualitário às demais categorias profissionais que estão no escopo das profissões de nível superior da área de saúde, a todos os serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

6 comentários
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.
Ive Pignolati 2 mêses atrás
Ano passado não aceitaram me vacinar por não ser profissão de "saúde humana"... E eu fiquei 10 dias afastada por gripe. Vamos ver esse ano...
Carla Geraldo Tavares 2 mêses atrás
Fui a 2 postos de saude hj e disseram que não faço parte do grupo prioritário.... Só se trabalhasse em hospital.... Rsrs
Nathalia Balharte 2 mêses atrás
Nenhum posto de saúde está aceitando vacinar os veterinários. Informam que somente enfermeiros são permitidos
Gislaine Ferreira 2 mêses atrás
Vamos Sempre proteger esses Anjos enviados por deus Parabéns a todos que lutam lor causa
Alex Cardoso 2 mêses atrás
E os estudantes?
Andreia Rodrigues Fragoso 2 mêses atrás
Infelizmente no ano passado, eu médica veterinário, fui no posto de saúde para tomar vacina de gripe e os atendentes negaram e Alegaram que eu não fazia parte do grupo de risco como médicos ou enfermeiros.