Material foi publicado pela revista científica Nature
A relação entre humanidade e vida animal segue caminhando para um grande problema. Segundo um recente estudo, publicado na revista científica Nature, chamado “Clustered versus catastrophic global vertebrate declines”, se a agricultura não mudar a sua abordagem, a maioria dos animais terrestres deverá perder o seu habitat até 2050.
Ao longo do material, os cientistas apontam que a biodiversidade está diminuindo em todo o planeta, mas de forma menos universal e dramática do que era esperado. Contudo, o cenário deverá piorar no futuro, com uma conjugação de perda de habitat, alterações climáticas e exploração.
Referente ao crescimento da população humana, o que exige expansões de espaços agrícolas, resultará em “pelo menos 2 milhões de quilómetros quadrados de novas terras agrícolas até 2050, e talvez até 10 milhões”, como pontua o jornal The Conversation.
Para evitar isso, os cientistas apelam no estudo à implementação de medidas mais duradouras. “Políticas proativas que visam como, onde e quais os alimentos produzidos podem reduzir essas ameaças, com uma combinação de abordagens que potencialmente evitam quase todas essas perdas, enquanto contribuem para dietas humanas mais saudáveis”, defende o material.
De acordo com um dos autores do estudo, Michael Clark, a redução da procura por terras agrícolas poderá ajudar a preservar a biodiversidade. “Com uma ação rápida, ambiciosa e coordenada, podemos realmente fornecer uma dieta saudável e segura para a população mundial, e sem maiores perdas de habitats”, assegura o profissional, convidando a população para que pense nessa questão.
Fonte:Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.