Associação afirma que profissionais possuem a responsabilidade de proteger a saúde dos ecossistemas
Em comunicado, World Veterinary Association (WVA) manifesta posição à emergência global das alterações climáticas que afetam o planeta. Associação recorda o papel dos médicos-veterinários na questão.
Segundo a WVA, os profissionais, como defensores da saúde e bem-estar animal e da saúde pública, “têm a responsabilidade de proteger a saúde dos ecossistemas e procurar ações para minimizar as alterações climáticas”. Assim como, reforça que, globalmente, os médicos-veterinários contribuem ativamente para a mitigação das alterações climáticas e proteção ambiental de diversas formas, as quais incluem o “aconselhamento sobre a utilização aceitável de recursos e a gestão adequada de resíduos médicos”.
Visando ampliar o posicionamento, a WVA também pontuou algumas ações de combate ao impacto ambiental, como reconhecer a mudança climática como uma emergência global e incentivar a pesquisa, vigilância e educação para aumentar o conhecimento e compreensão do impacto das mudanças climáticas na saúde animal, humana e do ecossistema; apoiar uma abordagem One Heath e incitar os profissionais de Medicina Veterinária a pesquisar, verificar e adotar práticas que minimizam as emissões de gases de efeito estufa.
Também consta na lista apoiar a pesquisa contínua e a adoção de alimentos modernos, eficientes e sustentáveis e técnicas de produção animal que irão melhorar a saúde e bem-estar dos mesmos; incitar às associações a construir e a melhorar a capacidade veterinária em seus países e apoiar o fortalecimento da vigilância agrícola e outras medidas mitigadoras em agricultura, com ênfase no papel da profissão veterinária no melhoramento animal e saúde pública.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.