Um trabalho que merece reconhecimento: treinar cães resgatados e acolhidos por abrigos e transformá-los no auxílio fundamental para pessoas com deficiência ou necessidades emocionais. Esse é o papel desempenhado por Nate Schoemer e Laura London, treinadores especializados. “De abandonados a supercães (Rescue Dog to Super Dog)”, a nova série do Animal Planet, documenta o trabalho da dupla em seis episódios.
Com estreia no domingo, 08 de março, às 23h10, a série acompanha Nate e Laura durante o processo de treinamento e capacitação desses animais: da escolha dos perfis adequados para cada caso à adaptação a suas novas funções e a seus novos tutores – uma jornada de muito esforço, recompensada por momentos comoventes e de pura fofura.
Com uma hora de duração, cada episódio apresenta dois tutores diferentes que estão à procura de um novo amigo entre cães resgatados. Durante um período de três meses, Nate e Laura trabalharão para ensinar habilidades específicas aos cães, tais como guiar deficientes visuais, levar e trazer objetos para pessoas com mobilidade reduzida, ser o apoio emocional durante uma crise de ansiedade e ainda realizar pequenas tarefas de grande valor, tais como chamar o elevador, fechar e abrir portas e acender ou apagar as luzes de casa.
Primeiro, Nate e Laura selecionam o cão com o perfil ideal para atender às demandas do futuro tutor. Depois de um primeiro encontro que testa a afinidade imediata entre cachorro e humano, começa o trabalho de treinamento: o cão precisa aprender a atender aos comandos do tutor que, por sua vez, precisa saber comunicá-los efetivamente. A expectativa de todos é que, ao final dos três meses, o cão tenha desenvolvido o potencial para se tornar um cão de serviço que seguirá em treinamento.
A cada ano, cerca de 3,3 milhões de cães dão entrada em abrigos nos Estados Unidos. Todos eles esperam ansiosamente por uma família e muitos representam um enorme potencial de serviço à comunidade. Mais do que pets e doadores de carinho, eles têm a esperteza necessária para se tornarem o auxílio fundamental que pessoas com deficiências ou necessidades emocionais precisam, conferindo-lhes autonomia.
No episódio de estreia, Nate encontra um cão sem raça definida, mistura de golden retriever e rottweiler, para viver com Kalani, um militar de 34 anos que apresenta um quadro grave de síndrome pós-traumática, depressão e ansiedade. Kalani tem muita dificuldade para sair de casa e aglomerações causam-lhe severas crises. O cão precisa ser calmo, obediente, ter temperamento estável e ser capaz de tornar-se sensível aos sinais de crise emitidos por Kalani.
Laura trabalha com Kelly, jovem de 32 anos com dificuldades motoras resultantes de paralisia cerebral. Kelly precisa de duas bengalas para caminhar e lida com as frequentes dores da artrite. Ela precisa de um cão que a ajude com a mobilidade, servindo de apoio físico, segurando o seu peso e provendo equilíbrio. Além disso, o cão deve realizar pequenas tarefas que vão poupa-la de esforços. A fêmea de dog alemão Nola é uma gigante mansa que tem porte, força, estabilidade e temperamento necessários para ajudar Kelly a realizar deslocamentos e a ganhar mais autonomia em tarefas como carregar o cesto de roupas até a máquina de lavar.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.