Cerca de 50% dos tutores de animais de estimação já os consideram como filhos, o que vem provocando aumento na compra de rações mais saborosas e mimos cada vez maiores, dentro de um mercado que cresce anualmente quase 5%. As revelações fazem parte do novo estudo CVA Petcare Cães e Gatos 2020, finalizado em fevereiro, quando foram entrevistados 5.420 consumidores, tutores de 3.400 cães e 2.020 gatos, em todo o Brasil.
A pesquisa analisou vários itens, entre eles, rações, local de compra, planos de saúde, medicamentos e farmácias de manipulação. De acordo com o levantamento, os petshops e os mega petshops continuam crescendo muito e concentrando as compras dos proprietários de animais de estimação e superando os super e hipermercados, já que possuem grande variedade de marcas, produtos e serviços.
Dentro do setor de rações, o destaque de crescimento são os sachês e alimentos úmidos, considerados mais saborosos. Eles já são fornecidos para 29,4% dos cães e para 52,1% dos gatos. As rações secas continuam liderando as vendas e hábitos alimentares dos pets (para 65,4% dos cães e para 60,8% dos gatos), sendo que foram citados pelos consumidores um maior número de fabricantes e marcas de produtos do que no estudo de 2018.
O Estudo da CVA Solutions mostra a Força da Marca e o Valor Percebido (custo-benefício) das marcas de rações, do varejo de produtos pet, de medicamentos e de planos de saúde veterinários.
O Melhor Valor Percebido em rações para gatos éda Magnus Cat, seguido por Special Cat e Max Cat(Foto: reprodução)
No estudo foram citadas pelos cuidadores de cães e gatos mais de 44 marcas de ração, bem mais do que no estudo de 2018, entre elas: Pedigree, Royal Canin, Proplan, Hills Science Diet, Eukanuba, Equilíbrio, Premier Pet, Pedigree, Champ, Golden, Dog Chow, Alpo, Kanina, Magnus, Foster, Special Dog, Whiskas, Friskies, Cat Chow, Premium Cat, Special Cat, Magnus Cat, Max Cat, Gran Plus, Sabor & Vida, Guabi Natural, Naturalis, Three Dogs, BomGuy, Equilíbrio, Biofresh, ND Farmina, Faro, Adore Cães, Pro Line, Garfield, Primogato, Adore Gatos, Frost Cat, entre outras.
Valor Percebido. Ao avaliar o Valor Percebido da ração, tutor do cão avalia atributos como o resultado nutricional da ração no cão, o prazer que o cão come a ração, opções de sabores e tamanhos da ração, a facilidade de comprar a ração, o preço e rendimento da ração, e a quantidade e umidade das fezes produzidas. O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em ração para cães foi atribuído à Kanina, com nota 1,09, seguido por Pro-Plan e Special Dog.
Já o tutor de gato, ao avaliar o Valor Percebido da ração, leva em consideração os atributos já descritos e também se a ração previne problemas de saúde no trato urinário do gato. O Melhor Valor Percebido é da Magnus Cat (1,09), seguido por Special Cat e Max Cat.
Força da Marca. A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) continua sendo da Pedigree, com 22,4 %. No entanto, ela vem perdendo espaço para outras marcas. A segunda posição permanece para a Royal Canin e a terceira para Golden, que apresenta crescimento constante desde 2016.
Para os tutores de gato, a maior Força da Marca continua sendo da Whiskas, com 25,7%, mas sua queda tem sido constante, desde 2016. A Golden se mantém na segunda posição e a Royal Canin em terceiro lugar, registrando crescimento em relação a 2018.
Medicamentos. Vermífugos, antipulgas e vacinas são os medicamentos mais procurados e utilizados com frequência em cães e gatos. Vermífugos são administrados por 82% dos proprietários de pets, sendo que 59% duas vezes ao ano ou mais. As marcas Vermivet (Biovet), Advocate (Bayer) e Drontal (Bayer) são as mais utilizadas. Os antipulgas são utilizados por 82% dos pets, sendo que houve um registro de aumento no uso de comprimidos. Em 2018, os comprimidos para pulgas eram usados por 26,2% e em 2020 o número já chega a 34,8%.
As marcas de vermífugo Vermivet (Biovet), Advocate(Bayer) e Drontal (Bayer) são as mais utilizadas(Foto: reprodução)
As marcas de antipulgas mais utilizadas são Bravecto (MSD), Frontline (Boehringer Ingelheim), Advantage (Bayer) e Nexgard (Boehringer Ingelheim). As vacinas para os pets já são utilizadas por quase 90% dos entrevistados, sendo que para 45% duas vezes ou mais por ano. A escolha das marcas de medicamentos e vacinas é feita com base em indicação dos veterinários (44,5%) e promotores/atendentes (14,2%).
Confira, então, como ficou o ranking dos tópicos mencionados:
RANKING RAÇÕES 2020 – CÃO
Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Rações: 1º Kanina (Purina), 2º Proplan (Purina), 3º Special Dog (Special Dog), 4º Dog Chow (Purina), 5º Golden (Premier), 6º Pedigree (Mars), 7º Naturalis (Total Alimentos), 8º Adore Cães (Hercosul), 9º Foster (Lupus) , 10º Premier Pet (Premier), 11º Faro (Affinity), 12º Bomguy (FVO), 13º Royal Canin (Royal Canin), 14º Magnus (Adimax), 15º Champ (Mars), 16º Max (Total Alimentos).
Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Rações: 1º Pedigree (Mars), 2º Royal Canin (Royal Canin), 3º Golden (Premier), 4º Premier Pet (Premier), 5º Dog Chow (Purina), 6º Magnus (Adimax), 7º Foster (Lupus), 8º Pro Plan (Purina), 9º Special Dog (Special Dog), 10º Naturalis (Total Alimentos), 11º Gran Plus (Affinity), 12º Three Dog (Hercosul), 13º Hills Scinece (Hills), 14º Bomguy (FVO), 15º Equilibrio (Total Alimentos), 16º Biofresh (Hercosul).
RANKING RAÇÕES 2020 – GATO
Valor Percebido (relação custo-benefício percebido) para Rações: 1º Magnus Cat (Adimax), 2º Special Cat (Special Dog), 3º Max Cat (Total Alimentos), 4º Premier Cat (Premier), 5º Premium Cat (Royal Canin), 6º Golden (Premier), 7º Pro Plan (Purina), 8º Top Cat (Affinity).
Força da Marca (share de atração menos share de rejeição) para Rações: 1º Whiskas (Mars), 2º Golden (Premier), 3º Royal Canin (Royal Canin), 4º Friskies (Purina), 5º Gran Plus (Affinity), 6º Premier Pet (Premier), 7º Cat Show (Purina), 8º Premium Cat (Royal Canin).
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.