É comum ver, nos dias de hoje, estabelecimentos comerciais com vasilhas de água e ração na porta, informando ser “pet friendly”. Mas ser pet friendly de fato pede mais do que isso: é preciso planejamento e preparo para estimular, incentivar e tornar acolhedor e seguro o convívio entre humanos e pets.
Estudos internacionais já comprovaram que as pessoas vivem muito melhor quando há pets por perto, seja no trabalho, em casa, em momentos de lazer e algumas outras situações, como por exemplo, na recuperação de pacientes internados que recebem a visita do seu animal de estimação.
Por conhecer essa realidade e a importância dos pets na vida das pessoas, a Elanco Saúde Animal participou, no dia 31 de agosto, do 1º encontro dos apoiadores da Associação Brasileira do Movimento Pet Friendly (ABRAMPEF), que marcou também o início das atividades da entidade, vinculada à Olá Pet, gestora de projetos Pet Friendly. “Nosso objetivo final é sempre proporcionar melhor qualidade de vida aos pets e, indiretamente, aos seus responsáveis, uma vez que a influência dos pets é fundamental na vida das famílias”, explica a coordenadora de marketing de terapêuticos da divisão Pet Health da Elanco, Karina Toledo.
Segundo o IBGE, a população estimada de animais domésticos no Brasil é de 149,6 milhões. Boa parte deles é considerada membro da família. Portanto, os familiares preferem ir a lugares que sejam agradáveis também aos animais, onde eles estarão seguros e serão bem recebidos. Para se ter uma ideia da dimensão desse mercado, nove em cada dez shoppings do Brasil já adotaram a cultura pet friendly. De acordo com o Boletim Tendências e Oportunidades, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em 91% dos estabelecimentos os animais de estimação são permitidos e podem passear na companhia de seus melhores amigos.
No encontro que marcou o lançamento da ABRAMPEF, a Elanco falou sobre a importância de apoiar o Movimento Pet Friendly pela perspectiva da indústria farmacêutica e deu exemplos de como a empresa vem materializando esse apoio ao Movimento.
“A Elanco trabalha os conceitos de prevenção e risco de zoonoses, risco de infecções por carrapatos e pulgas, mobilidade do animal (osteoartrite canina) e desenvolvimento de otite externa, falando sobre a limpeza correta das orelhas, animais em piscinas etc. Tais tópicos são observados nas expedições do Olá Pet Friendly, uma vez que são temas recorrentes para os responsáveis que viajam com seus animais”, disse Karina. “Também pudemos compartilhar o perfil comportamental dos tutores e dados sobre a população de cães e gatos no Brasil, com informações de mercado, perfil da população de cães, relação do pet e família, a importância de manter o elo animal e responsável e as perspectivas para o futuro”, relatou.
“O Movimento Pet Friendly tem total sinergia com o propósito da Elanco, que é ajudar milhões de pets a receberem cuidados melhores por meio do trabalho com médicos-veterinários e tutores. Uma de nossas estratégias para alcançar esse objetivo é levar informação confiável sobre a saúde dos pets aos seus responsáveis e ajudar a criar ambientes saudáveis e prontos para receber animais”, disse Karina.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinários comentam sobre área que teve título de especialista aprovado, recentemente, pelo CFMV
Veterinário atua como voluntário em casa que acolhe pessoas LGBTQIA+ e seus pets
Projeto Cannabis nas Universidades é criado por profissionais da Veterinária