Hábitos comuns dos pets, como cheirar o “bumbum” dos outros cães ou lamber tudo o que veem pela frente podem trazer riscos à saúde e requer que seus responsáveis ajam de forma preventiva, administrando vermífugos regularmente, conforme orientação do médico-veterinário de confiança.
Pensando nisso, a Elanco Saúde Animal lançou a iniciativa “Xô Verme” que, por meio de uma comunicação bem-humorada e explicativa, busca alertar sobre os riscos dos vermes e a importância de proteger os pets e, assim, toda a família também. Para isso, a campanha contará com peças especiais para os locais de grande circulação dos responsáveis por pets, como mídia para elevadores de condomínios residenciais, bem como “kits de conscientização” que serão posicionados estrategicamente em parques e condomínios onde há espaços dedicados aos pets.
“Levar os pets para passear nos parques e condomínios é uma atividade saudável e altamente recomendável, tanto para os nossos companheiros de quatro patas quanto para seus tutores, e deve realmente fazer parte de suas rotinas. Mas para que algo tão prazeroso não se transforme em um problema, é preciso agir de forma preventiva. A prevenção contra os vermes é uma medida simples e deve ser contínua. Esta é a mensagem que desejamos difundir”, destaca a gerente de marketing da linha de parasiticidas da Elanco Saúde Animal, Roberta Paiva.
A comunicação também estará nos pontos de venda, com materiais publicitários e folhetos explicativos, além de anúncios em revistas especializadas e e-mails marketing com foco nos médicos-veterinários.
Para esta ação, a empresa terá, também, a contribuição do seu PetSquad, time de influenciadores parceiros que apoiam a Elanco na difusão de conhecimento nas redes sociais. Outra frente de divulgação do “Xô Verme” é a mídia de performance, com peças patrocinadas nas principais redes sociais, no Google e em mídia display e publieditorial no G1.
“A campanha contempla mídias diversas porque desejamos oferecer conteúdo de qualidade, levando conhecimento a um grande número de pessoas. É nossa forma de contribuir para a conscientização sobre o tema”, destaca Roberta.
Protegendo o pet
Segundo a médica-veterinária e consultora Técnica da Elanco, Tatiana Pavan, a administração regular de antiparasitários ao animal é fundamental para a proteção não somente do pet, mas também de toda a família. Ela destaca que os parasitas podem ser contraídos em situações comuns do dia a dia, como em passeios. No entanto, não devemos negligenciar o cuidado dos animais que não têm acesso à rua, pois eles também são passíveis de se infectar. Segundo a médica-veterinária, cerca de 20% dos gatos diagnosticados com vermes não saem de casa. “Os responsáveis pelos pets têm contato com o meio externo e podem levar ovos, cistos e até pulgas para dentro de casa, por meio da contaminação de sapatos e vestimentas. Por tais motivos, é fundamental estar atento ao controle. Uma sugestão de administração para cães e gatos adultos é vermifugá-los a cada três meses ou a critério do médico-veterinário”, orienta.
As marcas de parasiticidas Drontal e Milbemax , do portfólio Elanco, serão recomendadas durante a campanha.
A linha Drontal contém soluções diversas para o tratamento e controle dos vermes, como o Drontal Plus Sabor Carne, um comprimido mastigável que elimina os principais vermes intestinais em cães, agindo de forma rápida e eficiente, inclusive contra a Giárdia spp. Também disponível em suspensão oral, o Drontal Puppy é indicado para filhotes, não tem sabor amargo e garante a proteção dos animais a partir de 15 dias de idade. Para os responsáveis por felinos, uma indicação é o Drontal Gatos, disponível em pequenos comprimidos siliconados, revestidos e em formato elíptico, características que facilitam sua administração. Já o Drontal Gatos SpotOn, é um diferencial no portfólio: a solução é uma pipeta de uso tópico, de fácil administração e que elimina os vermes mais comuns nos gatos, em dose única, sem estresse.
Já Milbemax é um vermífugo indicado para tratamento e controle de infecções intestinais por vermes redondos, achatados e prevenção da dirofilariose, o verme do coração. Milbemax é um minicomprimido de dose única mensal, seguro para filhotes de cães, a partir de 15 dias de idade e gatos a partir de 42 dias de idade. Além disso, tem segurança comprovada para o uso em fêmeas gestantes, lactantes e para raças sensíveis, como Collies. Disponível em duas apresentações: Milbemax C, indicado para cães, e o premiado Milbemax G, indicado para gatos,com comprimidos palatáveis e revestidos, características que lhe renderam o prêmio Easy To Give Awards, concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina, em 2005, a empresas que desenvolvem inovações que facilitam a administração feita pelos responsáveis para que ela seja realizada sem estresse para o animal.
“Há muitas opções de antiparasitários que atendem aos diferentes perfis e necessidades de animais e seus responsáveis. O importante é conversar com um médico-veterinário de sua confiança e avaliar qual alternativa é a mais adequada para o seu pet”, indica Tatiana.
“Nossos pets são parte da nossa família e contribuem de forma importante para a saúde física e mental de todos que desfrutam de sua convivência. Cuidando dos animais, cuidamos das pessoas também. Um dos compromissos da Elanco é contribuir para que mais de 40 milhões de pets recebam cuidados melhores por meio do trabalho com médicos-veterinários e responsáveis”, conclui Roberta.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Raça Corgi é conhecida como “cães da realeza” e precisa de cuidados especiais
FCAV-Unesp realiza curso Teórico-Prático sobre Nutrição de Cães e Gatos
Médico-veterinário alerta para o perigo de intoxicação em animais de companhia