O Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (IBETAA), com o apoio do antiparasitário para cães e gatos Frontline, da Boehringer Ingelheim, inaugurou, no dia 24 de setembro, o Espaço SuperAção, com equipamentos de agility nas dependências do Instituto, em Londrina (PR). No local, crianças e adolescentes participaram de atividades educativas interagindo com os cães de terapia.
De acordo com a diretora Técnica, do IBETAA, Luciana Issa, o agility é uma poderosa ferramenta terapêutica, que visa estimular os pacientes na realização de atividades para indivíduos com diversas patologias. As sessões de terapia, que antes aconteciam dentro dos consultórios, agora, passam a ser realizadas com maior frequência no ambiente externo. “Ao ar livre, as crianças podem desenvolver melhor os sentidos, melhoram na saúde mental e física e, ainda, reduzem sintomas de déficit de atenção e de hiperatividade (TDAH), por exemplo. Além disso, aperfeiçoam as habilidades de convivência social, ao interagirem com o animal e com os colegas nas terapias em grupo”, afirma.
Os obstáculos adquiridos para montagem da estrutura foram adaptados e personalizados do agility original e permitem que a criança participe junto com o cão, no circuito, com a finalidade de desenvolver habilidades psicomotoras, pedagógicas, psicopedagógicas e socioafetivas.
O instituto IBETAA entende que o conhecimento científico deve ser disseminado e, para isso, ministra cursos na área de “Intervenções Assistidas por Animais”, para psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psiquiatras, adestradores, biólogos e médicos-veterinários.
O antiparasitário para cães e gatos Frontline é um patrocinador de longa data do IBETAA e incentivador do novo projeto. O gerente de Marketing da marca, Lucas Iguchi, comenta sobre a parceria: “Nós compartilhamos dos mesmos valores do IBETAA e acreditamos muito no trabalho que exercem, que visa tratar de crianças com deficiência ou que sofreram grandes traumas, com a ajuda de cães terapeutas. A Boehringer Ingelheim tem em seu DNA o apoio a causas sociais e, por meio do Frontline, contribuímos para este projeto”, diz.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinário que atua com animais silvestres fala sobre as calopsitas e seu comportamento
Investimento em treinamento de cães e operadores reforça segurança do País
Vetnil já recebe indicações para Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2022