Imagine a cena: Você está no quintal da sua casa ou fazendo uma caminhada pelo bairro e dá de cara com um animal que, mesmo pequeno, parece uma onça. Se não for mesmo uma onça filhote, é provável que você esteja diante de um gato-do-mato, de uma jaguatirica ou, até mesmo, de um gato da raça Bengal.
A confusão é compreensível, uma vez que todos eles têm pelagens similares, em padrões de preto com marrom claro, e as dentições não são lá tão diferentes.
Na última terça-feira (10), uma gata da raça Bengal foi confundida com uma jaguatirica e mobilizou os bombeiros em Belo Horizonte (MG). Acionados por moradores de um condomínio, eles capturaram “Massinha” e chegaram a soltá-la em uma área de mata. A gata foi recuperada horas depois para o alívio do seu tutor.
Então, como saber diferenciar? Afinal, se deparar com um gato Bengal e com uma jaguatirica não é a mesma coisa.
A médica-veterinária especializada em animais silvestres, Marcela Ortiz, nos ajuda a entender melhor as características que diferenciam cada espécie:
Bengal
É o cruzamento de um gato asiático selvagem com um gato doméstico.
Foi criado em 1963, mas só foi considerada uma raça na década de 80.
Tem o tamanho de um gato comum. Quando bebê, o tamanho também é de um gato doméstico.
A pelagem das patas e do rabo lembra as listras de um tigre. Já a do tronco, se parece à das onças, com manchas arredondadas.
Não tem instinto selvagem o suficiente para sobreviver na natureza, mas tem algumas características diferentes dos gatos comuns.
Gosta de brincar de caça e de ficar em lugares altos.
É arisco, desconfiado, mas dócil.
Gato-do-mato
Quando filhote, tem o tamanho de um gato comum. Já o adulto, é um pouco maior que o gato doméstico.
A pelagem tem manchas arredondadas, inclusive nas patas, diferentemente do gato-do-mato. O rabo, contudo, tem padrão tigrado.
É selvagem e foge ao avistar humanos, mesmo os filhotes.
A cabeça é um pouco maior que a de um gato comum e tem o rosto típico dos felinos selvagens, ao contrário do Bengal, que tem traços mais arredondados.
Jaguatirica
A jaguatirica é maior que o gato Bengal e o gato-do-mato. Tem o tamanho de um cachorro.
Mesmo uma jaguatirica bebê já é do tamanho de um Bengal adulto.
É o terceiro maior felino brasileiro (atrás da onça-pintada e da onça-parda).
É bastante selvagem e, mesmo quando filhote, foge ao menor sinal de humanos.
O pelo também tem manchas arredondadas no tronco e nas patas, como as onças-pintadas, mas o rabo, assim como nos gatos-do-mato, tem padrão listrado.
Diferentemente das outras espécies menores, as jaguatiricas possuem pintas sólidas e muitas manchas ou rosetas abertas que se fundem e formam estrias e faixas horizontais nas laterais do corpo.
Resumindo, segundo a profissional, dá para diferenciar se observarmos a pelagem e o tamanho do animal. Mas, se ainda restou alguma dúvida, a Marcela dá uma dica: “Se você conseguir se aproximar e o animal não fugir, é um gato Bengal. Os gatos-do-mato e as jaguatiricas são muito mais ariscos e selvagens”, brinca.
Fonte: G1 Minas Gerais, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Campanha “Janeiro Branco” chama atenção aos cuidados com a saúde mental
FMVZ-Unesp faz levantamento de zoonoses em assentamento no distrito de Rubião Júnior
Veterinária cita quatro receitas caseiras de petiscos para o verão para agradar os pets