Uma onça-parda apareceu, no dia 23 de março, em uma residência no município de Engenheiro Beltrão (PR), foi resgatada pela Polícia Ambiental e levada para o centro veterinário do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão (PR). O local tem completa infraestrutura, dá todo o suporte para atendimento de animais silvestres e atua em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Força Verde.
O animal chegou por volta das 18h30, recebeu a contenção farmacológica feita por um anestesista e a equipe realizou exames bioquímicos, hemograma e ultrassonografia abdominal. “O estado de saúde do felino foi considerado bom. A onça-parda é um macho e pesa 36 quilos”, explica o veterinário e professor do Centro Universitário Integrado, Luiz Felipe Cioffi, que fez o atendimento.
Cioffi orienta que, em casos semelhantes, a população deve acionar a Polícia Ambiental e nunca jogar água ou pedra para espantar o animal, pois o bicho pode se tornar agressivo para se defender.
Após os exames e cuidados veterinários, a equipe do IAT levou o animal para uma reserva ambiental, sem divulgar o local, e soltou a onça-parda em seu habitat natural.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Projeto de lei propõe incluir gastos veterinários no imposto de renda para pessoa física
Estudo indica que sopros cardíacos são prevalentes em 28,2% dos gatos domésticos
Algumas afecções podem comprometer o funcionamento normal do bico das aves