Gatos são animais muito higiênicos. E uma de suas características envolve o uso da caixa de areia, que sempre deve ser mantida limpa. Quando a caixa está suja, alguns animais evitam de evacuar e isso pode, em alguns casos, causar um problema maior – como o fecaloma.
A médica-veterinária especializada em Medicina Veterinária da clínica veterinária Gato é Gente Boa, Vanessa Zimbres, explica que fecaloma é a denominação dada para as fezes que ficam ressecadas, compactadas e retidas no cólon e reto.
“O fecaloma pode resultar em quadros de constipação, que é definida como defecação ausente, pouco frequente ou dificultosa. Uma constipação crônica e severa pode levar a um quadro de obstipação com ausência de defecação, podendo ser, até mesmo, intratável evoluindo para quadros de megacólon, onde o cólon torna-se tão dilatado que perde sua motilidade”.
A doença é mais comum em gatos, devido aos seus hábitos de higiene, porém, não é restrita a eles. “Pode ser visto em qualquer fase da vida do animal, no entanto, estudos mostram ser mais frequentes em gatos machos, sem raça definida de meia idade”, conta Zimbres.
Para saber mais sobre o fecaloma e acessar os detalhes sobre casos atendidos, leia a reportagem completa em nossa revista on-line, gratuitamente. Clique aqui.
Fonte: Redação Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Órgão Jacobson permite uma identificação mais rápida e precisa dos odores nos gatos
Enfrentamento da esporotricose demanda políticas públicas específicas
Médicos-veterinários ganham suporte para auxiliar na saúde mental