Redação Cães e Gatos VET FOOD
A 42ª edição do Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA), ocorrida entre os dias 24 e 26 de maio, em Fortaleza (CE), foi um sucesso. Com recorde de público, as salas de palestras estavam cheias e os corredores da feira foram tomados por médicos-veterinários e estudantes de todas as regiões do Brasil.
Neste ano, a abertura oficial do evento ocorreu um dia antes do início do congresso, no dia 23 de maio e a Vetnil, patrocinadora diamante do CBA, teve um espaço reservado na cerimônia para a entrega do aclamado Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2022.
O gerente de Marketing e Novos Negócios da Vetnil, Cristiano de Sá, declarou que, a cada ano, iniciativas como essa homenagem se tornam mais relevantes pois os médicos-veterinários são profissionais que merecem ser prestigiados e premiados, coisa bastante comum em outros países e, no Brasil, são casos isolados.
E, dessa vez, Cristiano entregou o prêmio ao médico-veterinário Ronaldo Casimiro da Costa. O profissional é formado pela Universidade do Paraná, fez mestrado em cirurgia pela Universidade Federal de Santa Maria, fez residência e é PHD em neurologia e neurocirurgia pela Universidade do Canadá.
Dr. Ronaldo recebeu 18 prêmios por excelência acadêmica e em pesquisa no Canadá e nos Estados Unidos durante sua residência e PHD. Em 2006, tornou-se o primeiro sul-americano diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária em neurologia. ”Quando temos a oportunidade de ser reconhecido, é um momento, acima de tudo, de agradecimento e eu tenho a felicidade de estar aqui, mas tenho certeza que muitos dos nomeados também estariam aqui representando a Medicina Veterinária”, declarou Casimiro.
Apresentando novidade
Além da já tradicional entrega do prêmio, a Vetnil realizou, durante o CBA, o lançamento oficial da sua linha premium de dermocosméticos Vetnil Skin Care. Desenvolvida visando atender todos os cuidados que os pets precisam para uma pele e pelagem mais protegidas, a linha utiliza tecnologia e componentes diferenciados que promovem higiene, hidratação e beleza.
A gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da companhia, Karoline Alves Rodrigues, conversou com a equipe CG: “Somos uma empresa 100% nacional, que está sempre em busca de soluções que vão contribuir tanto para a área da saúde quanto do bem-estar dos animais, investindo em pesquisas robustas, desenvolvimento e inovação sempre alinhados com as demandas do mercado veterinário”, declarou.
Com cuidados voltados à pele, Vetnil Skin Care Clean (à base de hipoclorito de sódio e óleo de copaíba), Vetnil Skin Care Defense (complexo de pré e probióticos, com o intuito de repor a camada microbiana da pele) e o Vetnil Skin Care Hidrat (produto com extrato de casca de angico, relacionado à maior expressão de filagrina, junto a aquaporinas, óleo de maracujá e vitamina A) são os primeiros produtos a compor a linha.
O coordenador de Comunicação Técnica da Vetnil, Kauê Ribeiro da Silva, explicou que todos esses ativos foram pensados para animais, tanto cães quanto gatos, com a pele sensível. “Esperamos que os veterinários conheçam e entendam a importância da utilização dessa linha, pois estamos sempre buscando o que há de mais inovador e importante para a rotina clínica dos veterinários”, disse.
“A importância do desenvolvimento de produtos é não só levar produtos ao mercado, mas também conseguir identificar a real necessidade do veterinário, dos pets e do tutor e transformando isso em soluções, por meio das quais a gente consiga atender de maneira eficiente essas espécies como um todo”, finalizou a coordenadora de Desenvolvimento de Produtos, Bruna da Silva Colhado.
Stand interativo e regional
A Vetnil participou dessa edição do CBA com um stand único, unindo elementos do mundo pet às referências culturais da região, como sempre faz, já que, a cada ano, o Congresso da Anclivepa é realizado em uma capital brasileira.
A gerente de Marketing Pet e Institucional da companhia, Michelle Bertolini do Couto, elucidou o trabalho envolvido na criação do conceito: “Para apresentar aos congressistas a linha Vetnil Skin Care, nosso lançamento, buscamos proporcionar um ambiente acolhedor, instagramável e ao mesmo tempo que valorizasse e gerasse uma imersão nas referências culturais de Fortaleza.” Entre as ações, destaque para o espaço com cortinas de flores de crochê, feitas por um grupo de crocheteiras locais, e um painel com ilustrações trazendo pontos turísticos da cidade integrado ao universo pet produzido pela artista visual e designer de estamparia cearense Luize Santiago”, mencionou.
Segundo Michelle, devido a relevância e tradição que envolve o evento, o time de Marketing da Vetnil se dedica para desenvolver conceitos originais, ações, ambientes que traduzam o acolhimento e o cuidado da empresa com o público veterinário.
Fortalecendo a classe veterinária
Além do espaço na feira, nesta edição, a Vetnil patrocinou as atividades matinais da Anclivepa Fitness, que aconteceram durante todos os dias do evento pela manhã, e também estendeu seu apoio ao Simpósio de Educação, realizado no dia 24, e às rodadas de palestras voltadas à área de dermatologia veterinária e ministradas por especialistas.
Com salas lotadas, os congressistas assistiram, também no dia 24, as palestras com Dr. Rafael Ferreira sobre “Alterações da barreira físico-química em cães com dermatite atópica e reparação cutânea” e “Resposta Th17, disbioses e controle das infecções de repetição na dermatite atópica canina.”
Já no dia 25, Dra. Wendie Roldán falou sobre o tema “Terapias reativa e proativa no tratamento de dermatite atópica canina”, explicando a importância de o veterinário entender e reconhecer a diferença clínica de cada uma dessas fases, já que isso direciona o tipo de tratamento.
Tradicionalmente, em celebração ao encontro e apoio à causa animal, a companhia promoveu, no dia 25, um dos momentos mais aguardados pelos participantes, a Festa Vetnil, confraternização oficial da Anclivepa. Aberta a congressistas e convidados, a comemoração tinha entrada franca, mediante a doação de um quilo de ração (para cães ou gatos), que foram destinadas às ONGs Lar Tintin, Abrigo São Lázaro e Grupo de Proteção Animal (GPA), sediadas em Fortaleza (CE).
“Somos uma marca parceira de quem cuida, por isso, a maioria das nossas ações contempla iniciativas que apoiam a causa animal e seus protagonistas. Foi emocionante participar, mais uma vez, de um evento grandioso como a CBA, onde pudemos, além de estimular a inovação e a atualização constante do setor veterinário, dedicar a relevância da nossa atuação àqueles que mais precisam”, concluiu Cristiano Sá.
uma edição do CBA (Foto: divulgação)