Com a escassez de talento e a necessidade para aumentar o preço das consultas, os médicos-veterinários têm sofrido uma pressão para trabalhar mais em menos tempo. A médica-veterinária e fundadora da consultora The Social DVM, Caitlin DeWilde, explica como desbloquear o potencial do veterinário, ao mesmo tempo que mitiga o estresse e o burnout e torna o cuidado veterinário mais eficiente.
“Se sua clínica/hospital não tem as reservas completas, a sua equipe está saindo do trabalho fora de horas ou está procurando melhorar o status quo, é hora de explorar novas estratégias para ajudar a otimizar a eficiência e maximizar a produtividade do veterinário”, explica a profissional.
As estratégias sugeridas são:
- Delegar tarefas aos técnicos veterinários – Identifique as tarefas de alta prioridade que só o médico-veterinário pode fazer – cirurgias, exames físicos, prescrição de tratamentos e medicação. Agora, compare com o que realmente ele está fazendo. Delegue as tarefas aos técnicos e ao restante equipe de apoio e continue investindo no treinamento dessa equipe.
- Otimização da gestão do tempo – Considere implementar horários diários ou semanais. Utilize técnicas de bloqueio de horas para permitir processar tarefas, como pedidos de reabastecimento de medicamentos, responder a comunicação dos clientes e rever notas médicas. Priorize as tarefas com base na urgência e importância e minimize as distrações durante esses períodos;
- Dar uso à tecnologia – Invista tempo na criação de templates em tudo o que é possível – notas médicas, resultados de análises, altas, comunicações com clientes. Até criar um documento com respostas padrões, declarações e tópicos de educação dos tutores pode ser uma solução. Utilize, também, ferramentas que facilitam a comunicação.
- Implementar processos estandardizados – Desenvolva protocolos estandardizados e workflows para procedimentos comuns e tratamentos, assim, é possível criar consistência, poupar tempo na tomada de decisão e aprofundar a colaboração com a equipe;
- Incorporar a telemedicina veterinária – Utilizar este serviço quando apropriado, como follow-ups, preocupações menores ou questões dos tutores.
- Permitir o desenvolvimento profissional contínuo e estabelecer canais de comunicação eficientes com a equipe (como email ou Slack).
- Praticar cuidados proativos e Medicina Preventiva, permitindo reduzir o número de emergências e tratamentos reativos.
- Priorizar o cuidado próprio, encorajando as pausas, a prática de técnicas de gestão de estresse e permitir tempo para atividades pessoais e para relaxar.
“Lembre-se, produtividade não é trabalhar mais horas ou fazer mais tarefas, mas trabalhar de forma mais inteligente, priorizar de forma eficaz e otimizar fluxos de trabalho para fornecer cuidados de qualidade, mantendo o bem-estar” explica Caitlin DeWilde.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Leptospirose tende a ocorrer com mais facilidade em períodos de chuva
Tutores podem ser divididos em quatro tipos, saiba qual deles é você
O que fazer ao encontrar animais peçonhentos dentro de casa?