Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), analisaram os diferentes tipos de expressões faciais dos gatos para se comunicarem entre si. Ao todo, a equipe responsável pelo estudo registrou 276 expressões diferentes — os chimpanzés, em comparação, têm cerca de 357.
Algumas delas são comuns aos humanos, e podem ter sido aprendidas ao longo dos 10 mil anos de convivência conosco. Mas, como eles descobriram isso?
Durante os meses de agosto e junho, a cientista Lauren Scott visitou um café beneficente para gatos na Califórnia e filmou cerca de 194 minutos de expressões faciais dos felinos — especialmente as que eram dirigidas a outros animais da mesma espécie.
Lauren, então, analisou as imagens com a ajuda de Brittany Florkiewicz, uma psicóloga evolucionista que estuda emoções e comportamentos de certas espécies animais.
As descobertas foram surpreendentes. Foram registradas 276 expressões faciais diferentes nos gatos filmados – cada uma era composta pela mistura de quatro a 26 movimentos faciais únicos (boca aberta, pupilas abertas ou fechadas, piscadas, lambidas no nariz, movimentos dos bigodes e posições das orelhas).
Em comparação, os humanos têm cerca de 44 movimentos faciais únicos e os cães, 27. O total de expressões de ambos, porém, não é conhecido.
Das expressões faciais gravadas, cerca de 45% foram consideradas amigáveis e 37% eram mais agressivas ou raivosas, sendo os 18% restantes uma mistura não muito clara das duas.
Algumas das expressões faciais amigáveis dos gatos — em que a boca era puxada para trás e a mandíbula aberta para formar um sorriso ou gargalhada — eram semelhantes à “cara de brincadeira” feita por pessoas, cães, macacos e outros animais.
Os pesquisadores ainda não sabem exatamente o que os gatos tentavam dizer uns aos outros ao utilizarem as diferentes expressões faciais registradas, mas esperam que o estudo possa ajudar donos de animais de estimação e os abrigos a cuidar e entender melhor especialmente as relações com outros gatos.
Fonte: BBC, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os cães que são ótimos companheiros para idosos
Médica-veterinária é primeira indígena com doutorado do País
Nova geração gosta mais de pet do que de pessoas, diz pesquisa