- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

AVANÇO DA IDADE DOS CÃES PODE SER MARCADO POR SINTOMAS DE DEMÊNCIA

AVANÇO DA IDADE DOS CÃES PODE SER MARCADO POR SINTOMAS DE DEMÊNCIA Comportamento, rotina, aparência física e apetite devem ser analisados
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro_idoso-1575481361
Por Equipe Cães&Gatos

Comportamento, rotina, aparência física e apetite devem ser analisados

Com sintomas sutis e que acompanham o avanço da idade, a demência, assim como atinge aos humanos também afeta os animais de companhia. A condição de difícil identificação nos pets prejudica a memória, a comunicação e o discernimento das ações.

De acordo com matéria publicada no site Portal do Dog, ficar atento a mudanças de comportamento, rotina, aparência física ou apetite, é importante para identificar previamente o problema.

Um dos principais sintomas é a desorientação, que ocorre quando o animal começa a agir como se estivesse perdido dentro da casa e não consegue encontrar coisas habituais, como vasilha de água e comida. Um cachorro dentro do quadro de demência, também pode ter o sono afetado, onde o pet tende a reverter os horários de dormir, o deixando inquieto, ativo e instável durante a noite. Olhar fixamente para um ponto ou parede também é um alerta.

Em questões comportamentais, as mudanças bruscas e repentinas na forma de interagir ou reações que ele tinha a certas coisas também podem significar demência, pois um animal que era bastante amistoso pode acabar se tornando agressivo, por medo ou esquecimento.

Os cães com demência podem se esquecer, mesmo que momentaneamente, dos relacionamentos com os tutores. A matéria exemplifica que um cão que amava brincar com crianças, por exemplo, pode passar a ficar irritado com as mesmas.

Outro indício muito comum é referente às necessidades fisiológicas do pet. O problema afeta a capacidade de controle das funções corporais, como o controle de onde e quando urinar.

A queda, ou diminuição, da quantidade de energia também pode é um sinal.  Mesmo que a diminuição de energia em cães idosos se encaixe no padrão de avanço da idade, em excesso e acompanhada da falta de interesse e curiosidade indica problemas cognitivos.

Cães com demência se mostram desinteressados para brincar, farejar a grama, e apresentam movimentos repetitivos, como andar em círculos ou balançar a cabeça muitas vezes da mesma forma.

Para qualquer uma das ações apresentadas, é extremamente importante que o animal tenha um atendimento especializado, para que caso seja diagnosticado, o tutor poderá proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal, recebendo o tratamento adequado. 

Fonte: Portal do Dog, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no