Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Novo medicamento possibilita vida sem dor para gatos com osteoartrite

Produto da Zoetis inibe a progressão da doença e devolve qualidade de vida aos animais
Por Equipe Cães&Gatos
gato tomando medicamento
Por Equipe Cães&Gatos

A osteoartrose em gatos é uma condição dolorosa que afeta as articulações dos felinos, podendo ser causada por uma variedade de razões. Assim como nos humanos, essa dor pode limitar a mobilidade. Para devolver aos animais com essa enfermidade seus movimentos e, consequentemente, proporcionar a eles melhor qualidade de vida, a Zoetis, lança no Brasil o Solensia (injeção de frunevetmab), a primeira e única terapia injetável com anticorpo monoclonal (mAb), administrada mensalmente para controlar a dor da osteoartrite (OA) nos felinos.

Solensia é um anticorpo monoclonal que bloqueia o fator de crescimento nervoso (Nerve Growth Factor, em inglês) e visa combater a dor dos pets e interromper a evolução da osteoartrite. Os anticorpos monoclonais são proteínas produzidas em laboratório por um único clone, sendo idênticos em relação às suas propriedades físico-químicas e biológicas. Por não ter metabolização hepática ou renal, o uso dessas terapias se diferencia de outros fármacos pois apresenta menos efeitos colaterais.

Solensia transforma a vida dos gatos que sofrem de dores articulares, que voltam a expressar aquilo que de mais característico têm: sua mobilidade (Foto: Divulgação)

A Zoetis é a única a possuir terapias com anticorpos monoclonais em seu portfólio para animais de companhia. “Solensia transforma a vida dos gatos que sofrem de dores articulares, que voltam a expressar aquilo que de mais característico têm: sua mobilidade. Por isso temos certeza de que o lançamento do produto no Brasil vai revolucionar o tratamento da dor decorrente da osteoartrite nos felinos”, salienta a médica-veterinária e Gerente de Produto da Zoetis, Emilene Prudente.

Osteoartrite

A osteoartrite, também denominada doença articular degenerativa (DAD), embora esteja mais presente em gatos idosos, também acomete jovens felinos. Estimativas indicam que 90% dos animais com mais de 12 anos possuem o problema. Trata-se de um desgaste das cartilagens nas articulações que tem como principal sintoma a dor crônica.

Como qualquer outra doença, o diagnóstico precoce é essencial e um aliado no combate à evolução dos sintomas. “Por essa razão, os tutores precisam atentar para o comportamento do gato, que normalmente reduz sua movimentação quando está com dor. Se houver esse tipo de alteração, o tutor deve procurar o médico-veterinário para que o profissional possa fazer uma avaliação e indicar o melhor tratamento”, explica Emilene.

A osteoartrose em gatos é uma condição dolorosa que afeta as articulações dos felinos (Foto: Reprodução)

Indicações do medicamento

A indicação de Solensia é feita pelo médico-veterinário após avaliação do paciente. O anticorpo monoclonal é injetável e tem ação prolongada, aliviando a dor causada pela osteoartrite por até 30 dias.

Fonte: Zoetis, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
CIF demanda atenção especial dos tutores de gatos
Entenda os motivos do crescimento de animais domésticos no Brasil
Equipes de apoio se mobilizam para resgatar animais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul