- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Lisina é essencial para produção de anticorpos e reabsorção de cálcio em felinos

A lisina compõe uma extensa lista de aminoácidos essenciais para os felinos e é um dos itens desse grupo com probabilidade de apresentar deficiência no organismo dos animais
Por Equipe Cães&Gatos
gato deitado
Por Equipe Cães&Gatos

“Fornecer os nutrientes necessários para manutenção da saúde ideal dos animais de companhia é muito importante, mas nem sempre é possível. Um dos motivos é que muitos tutores não buscam pelo acompanhamento veterinário para a dieta dos cães e gatos”, ressalta o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal. “Em especial, os gatos tendem a sofrer com deficiências de aminoácidos importantes, como a lisina”.

A lisina compõe uma extensa lista de aminoácidos essenciais para os felinos e é um dos itens desse grupo com probabilidade de apresentar deficiência no organismo dos animais. “Ela é fundamental para o desenvolvimento e o fortalecimento do sistema de defesa natural dos gatos. Por isso, em caso de baixos níveis, o felino corre maior risco de desenvolver enfermidades”.

Uma dieta à base de proteína garante a presença do aminoácido e a suplementação evita deficiência nutricional (Foto: Reprodução)

“Os tutores devem ficar atentos a sinais importantes que podem estar associados a falta da lisina no organismo, como alteração na reabsorção de cálcio, no desenvolvimento e nos reparos do tecido muscular, além de perda de peso e baixa defesa imunológica, aumentando o risco de desenvolver diferentes enfermidades. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico-veterinário regularmente, pois algumas evidências só ficam claras perante os cuidados do profissional e por alguns exames que podem ser solicitados, além da avaliação da dieta”, pontua o especialista da Vetoquinol.

A lisina está presente em alimentos de origem animal, principalmente músculos. Levando isso em consideração, “uma dieta deficiente em proteína pode afetar diretamente o fornecimento do aminoácido para os gatos, que são, biologicamente, carnívoros. Além de comprometer a produção de anticorpos, a falta de lisina prejudica a reabsorção de cálcio, fortalecimento do sistema musculoesquelético do felino”.

Ciente da importância do fornecimento de lisina na dieta dos gatos, a Vetoquinol Saúde Animal desenvolveu Enisyl-F – suplemento alimentar à base de L-lisina em pasta, altamente palatável com sabor peixe, que auxilia a manutenção das defesas naturais de gatos.

“Em diferentes doses, Enisyl-F pode ser indicado tanto para adultos quanto filhotes. O mais importante é contar com acompanhamento de médico-veterinário para monitorar a saúde dos felinos”, completa Jaime Dias.

Fonte: Vetoquinol, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Saiba o que fazer se seu cão quebrar uma pata
Você puxa a guia do seu pet? Saiba porque isso deve ser evitado
Você sabe como identificar a dor em pets?

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no