Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Como eliminar cheiro de xixi de gato? Conheça algumas dicas

Algumas dicas simples irão te auxiliar a ter uma casa cheirosa e livre de cheiros ruins do xixi dos gatos
Por Equipe Cães&Gatos
xixi de gato
Por Equipe Cães&Gatos

Eliminar o cheiro de xixi de gato é uma missão que quase todos os tutores dos bichanos passam. É comum que o cheiro incomode muito a gente, é um odor desagradável que invade toda a casa e ficamos sem saber o que fazer, não é mesmo?

Por que o xixi do gato tem um cheiro tão forte e desagradável?

Quem tem gatos em casa com toda certeza já sentiu o desagradável cheiro da urina deles. É bem intenso e deixa a casa toda com o odor. Esse cheiro desagradável pode incomodar muito no seu dia a dia e muitas vezes tentamos removê-lo mas não sai, não é mesmo? 

Eliminar o cheiro de xixi de gato é totalmente possível, não se preocupe. Mas, afinal, por que o xixi do gato tem um cheiro tão forte e desagradável? A resposta é simples, o cheiro do xixi do gato está relacionado tanto ao fato de beberem pouca água, quanto para marcar território. Alguns gatos podem apresentar doenças que são identificadas por meio do cheiro da urina, então se o odor for algo insuportável e diferente do comum, você deverá procurar um médico veterinário. 

Eliminar o cheiro de xixi de gato pode ser bem simples, mas é interessante que você evite produtos que podem causar alguma reação alérgica no seu gato (Foto: Reprodução)

Entretanto, os motivos mais comuns do odor da urina de gato são aqueles que citamos para você. Gatos que bebem pouca água tem uma urina mais concentrada, pelo fato de não ingerirem a quantidade suficiente de água, e o xixi concentrado tendo a feder bem mais. 

Você já deve ter visto seu gato fazendo xixi em forma de esguicho, seja nos móveis, parede ou até mesmo em automóveis. Essa atitude é muito comum entre os bichanos, serve para marcar território. Esse é outro motivo comum para o xixi ser tão forte. Os gatos fazem xixi nos locais para marcar território, assim, outros gatos que estiverem por ali saberão que existe outro gato presente no local marcando território.

Portanto, essas são as maiores causas para o xixi do gato ter um cheiro tão forte e desagradável. Porém, muitas vezes, principalmente nos gatinhos mais velhos, os rins podem funcionar mais devagar.Assim, a urina pode ter um odor ainda mais fétido. Nesses casos, é interessante buscar ajuda de um médico veterinário. Mas é completamente possível eliminar o odor do xixi de dentro de casa. Veja o próximo tópico e aprenda dicas. 

Dicas de como eliminar cheiro de xixi de gato 

Os gatos, ainda mais aqueles que não se acostumaram ainda com a caixa de areia, costumam fazer xixi em qualquer canto da casa. Inclusive, mesmo na caixa de areia, algumas urinas podem ter um cheiro muito forte, o que torna a missão de eliminar o mau cheiro ainda mais enigmática, afinal, se o pet está fazendo o xixi dele no lugar certo, como podemos agir nesses casos?

Assim sendo, eliminar o cheiro de xixi de gato pode ser bem simples, mas é interessante que você evite produtos que podem causar alguma reação alérgica no seu gato. Lembre-se que o cheiro pode voltar caso o gato faça xixi em locais inadequados, isso é normal quando temos um bichano em casa. 

  1. Seque o xixi;
  2. Use um desinfetante;
  3. Mantenha a rotina;
  4. Receitas caseiras? Fique longe!;
  5. Limpe regularmente.
As receitas caseiras podem ser um perigo para todos vocês, fique longe delas, vão atrapalhar mais do que ajudar (Foto: Reprodução)

Vamos agora explorar cada tópico para que você possa compreender qual a melhor forma de eliminar cheiro de xixi de gato da sua casa. 

1. Seque o xixi o mais rápido possível

Para eliminar o cheiro de xixi de gato da sua casa, o primeiro passo para isso é secar todo o xixi do local, assim que perceber que o acidente aconteceu onde não deveria. Seja do chão ou de algum móvel você deverá secar, pode ser um pano, ou um papel toalha, você escolhe a melhor forma. O importante mesmo é que você deixe bem sequinho para só depois dar início a limpeza com algum desinfetante. Assim sendo, se você adicionar qualquer desinfetante em cima do xixi pode piorar ainda mais o cheiro em vez de melhorar. Afinal, as duas coisas irão se misturar e poderão exalar um odor muito ruim no ambiente – acredite, é bem ruim mesmo!

Após secar, você pode fazer uma rápida limpeza jogando no espaço um pouco de água e depois secando. Portanto, sempre seque bem o local, principalmente se for móveis como sofás e camas, móveis estofados, onde o cheiro demora mais a sair. Para esses móveis estofados, é interessante que você coloque-os para secar ao sol, pois vai ajudar a eliminar o odor dos estofados mais facilmente. Depois de secar direitinho, é hora de você passar para o próximo passo, adicionar algum desinfetante que elimine o odor de vez. 

2. Use um desinfetante específico para pets

É muito importante ressaltar que você não deve adicionar desinfetantes comuns diretamente no xixi, seque muito tempo antes, como comentamos. Inclusive, é bom usar o desinfetante porque o xixi do gato pode conter impurezas, você sabia? O desinfetante pode ajudar a eliminar essas impurezas e bactérias também. É muito importante que você escolha o mais adequado para a sua casa, que elimine odores e impurezas, para sua saúde e a do seu gatinho também. 

No mercado, você poderá encontrar diversos produtos que vão te ajudar a eliminar o cheiro e os germes e bactérias de forma mais fácil. Os mais adequados são aqueles que possuem amônia quaternária, esse composto é excelente se você deseja se livrar dos fungos e bactérias. Então, busque um desinfetante com esse composto, ele não só vai te ajudar com as impurezas, como também com o odor. 

Os desinfetantes comuns, aqueles que encontramos nos mercadinhos, podem não servir, prefira um que remova o odor de forma mais eficiente. Também fique atento: pois nem todo produto químico pode ser usado para eliminar cheiro de xixi de gato. Algumas opções podem vir a ser tóxicas para os animais, e você deve tomar cuidado com isso.

Na dúvida, converse com o veterinário para encontrar a melhor alternativa para o seu amigo peludo.

A caixa de areia, esta deve ser limpa todos os dias e a troca da areia deve ser feita com frequência (Foto: Divulgação)

3. Mantenha a rotina para eliminar cheiro de xixi de gato

A melhor forma de não ter a casa inteira cheirando, ou melhor, fedendo a xixi, é evitando que seu gato faça xixi pela casa, fora da caixinha de areia. Você sabia que um gato que é obrigado a sair da sua rotina pode acabar ficando ansioso? 

Muitos gatinhos demonstram problemas emocionais por meio dos seus comportamentos urinários. Isso quer dizer que se ele começa a fazer xixi por tudo, inclusive em locais onde ele nunca fazia anteriormente, pode ser que ele esteja enfrentando alguma questão emocional, que pode ter uma relação direta com a rotina que foi quebrada por algum motivo. Assim, essa ansiedade pode gerar algumas reações que podem incomodar muito os tutores, como é o caso do xixi em lugares inadequados. Portanto, você poderá tentar ao máximo evitar que o seu gato saia da rotina, que fique muito assustado, para que ele não saia fazendo xixi por tudo. 

Isso já vai te ajudar a evitar que sua casa fique com cheiro de xixi. Isso é muito bom, não é mesmo? Poder evitar que o gato faça xixi pela casa é muito bom. Melhor prevenir do que remediar. Mantenha a rotina de vocês sempre o mais parecida possível todos os dias para que ele não fique ansioso e nervoso. Sabemos que não é tão simples não fugir da rotina, mas você pode tentar deixá-la o mais confortável para o seu gatinho. 

4. Receitas caseiras? Fique longe!

As receitas caseiras podem ser um perigo para todos vocês, fique longe delas, vão atrapalhar mais do que ajudar. Essas receitas normalmente misturam muitos produtos que são tóxicos para a nossa saúde e para a saúde do gatinho. Não existem receitas milagrosas, você só vai conseguir eliminar o cheiro limpando com água e com o desinfetante adequado. Assim, tanto você quanto o seu bichano podem ter alergias aos produtos que são utilizados nessas receitinhas. Evite ao máximo utilizá-las e sempre converse com seu médico veterinário caso seu gato tenha alguma reação alérgica. 

Muitos gatinhos demonstram problemas emocionais por meio dos seus comportamentos urinários (Foto: Reprodução)

5. Limpe regularmente

Não se esqueça de que a limpeza regular das áreas onde o pet costuma circular também é bem importante. Dessa maneira, evita-se que ocorra algum acúmulo de odores no ambiente, já que alguns materiais, como móveis estofados, podem ficar com o cheiro impregnado. Além disso, a limpeza periódica pode ajudar a manter as bactérias longe da sua casa, ocasionando um ambiente mais limpinho e inclusive saudável para todos.

E ainda, com relação à caixa de areia, esta deve ser limpa todos os dias, e a troca da areia deve ser feita com frequência, para evitar que o cheiro impregne ali.

Na hora de trocar toda a areia por uma nova, lembre-se também de fazer a higienização da caixa, lavando-a bem com detergente neutro e usando um desinfetante específico para pets para dar o toque final. Tudo isso é muito importante. Caso contrário, mesmo quando o gatinho estiver fazendo xixi no lugar que deve, o mau cheiro ainda poderá acabar se alastrando pelo ambiente. E sabemos que não é nada disso que você deseja.

Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Vacinação dos pets: O que é preciso saber?
Podemos dar pé de galinha para os gatos? Veja algumas dicas
PremieRpet aumenta portfólio para felinos e lança nova linha de alimentação